Você está aqui: Página Inicial Divulgação Horário Brasileiro de Verão 2013/2014

Horário Brasileiro de Verão 2013/2014

por admin última modificação 23/10/2013 23:07
Horário de Verão no Brasil começa em outubro. Conheça a legislação, as vantagens, o histórico, os estados onde se aplica inclusive a Bahia

horario-brasileiro-de-verao-2013-2014.gif

Horário Brasileiro de Verão em 2013/2014

Começa à zero hora de 20/10/2013 até zero hora de 16/02/2014

O que é o Horário de Verão?

Durante a primavera e o verão, em grande parte do Brasil, os dias são mais longos do que as noites, ou seja, o sol surge mais cedo (alvorecer) e põe-se mais tarde (entardecer). Para aproveitar melhor a luz natural, foi instituído o adiantamento do relógio em uma hora em relação do horário legal.

Qual a vantagem do Horário de Verão?

Redução do consumo de luz artificial, ou seja, da energia elétrica, principalmente, para iluminação, e aumento das horas de lazer, visto que escure mais tarde. O melhor aproveitamento da luz do sol traz benefício geral à população, seja para o lazer ou para atividades comerciais, a indústria, o turismo e, também, ganhamos com os benefícios ecológicos e a preservação do meio ambiente.

Em quais estados se aplica o Horário de Verão?

O Horário de Verão no Brasil é aplicado por decreto nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, portanto, nos seguintes estados: DF (Distrito Federal), ES (Espírito Santo), GO (Goiás), MG (Minas Gerais), MT (Mato Grosso), MS (Mato Grosso do Sul), PR (Paraná), RJ (Rio de Janeiro), RS (Rio Grande do Sul), SC (Santa Catarina) e SP (São Paulo).

Quando começa e termina o Horário Verão?

Desde 2008, foi fixada a data de ínicio e término do Horário de Verão no Brasil, que deve começar à zero hora do terceiro domingo de outubro e terminar à zero hora do terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte (se coincidir com o domingo de carnaval, o horário é prorrogado por mais uma semana). Veja o Decreto Presidencial 6.558 de 08/09/2008.

Como ajustar o início e o término do Horário de Verão?

No início do Horário de Verão, à meia-noite de sábado para o domingo, você deve adiantar o relógio em uma hora, ou seja, mova o ponteiro das horas para "uma hora". Nesse ajuste você "perde" uma hora do seu tempo...

horario-verao-relogio-adiantar.gif

No fim do Horário de Verão, à meia-noite de sábado para o domingo você deve atrasar o relógio em uma hora, ou seja, mova o ponteiro das horas para as "onze horas". Você ganha uma hora e pode aumenta o happy-hour por pelo menos mais uma hora...

horario-verao-relogio-atrasar.gif

Você sabia?

-Horário de verão, em inglês, é chamado "Daylight Saving Time";
-Que apesar do incômodo mais de 70% da população aprova a medida;
-Uma pesquisa constatou que as horas a mais de luz no final do dia permitiu o aumento do convívio familiar entre pais e filhos menores;
-O tempo para adaptar-se ao Horário de Verão é de oito dias;
-O primeiro Horário de Verão no Brasil foi em 1931;
-Desde 1985, o Presidente instituía, anualmente, por decreto, o período do Horário de Verão. Isso acabou em 2008 com o Decreto Presidencial 6.558 de 08/09/2008

 

 

Ações do documento

Comentários (143)

demais 13/08/2013 00:31
legall.. gosto muito do horario de verao, parece que o dia rende muito mais
elton souza lima 18/08/2013 15:33
também aprovo, gosto muito do horário de verão.
cris 18/08/2013 15:33
odeio
simone 01/09/2013 11:26
               eu amo horario de verão tudo fica lindo e demora para anoitecer legal
Daniel 01/09/2013 11:26
muito bom faço muito mais coisas de dia do que a noite canso menos
Jayme James 01/09/2013 11:27
Tudo culpa dos governantes corruptos!!
luiz fernando 01/09/2013 11:28
Eu adoro o horario de verão passa mais rapido a hora
Fabio 01/09/2013 11:28
Vem ni mim horario de verão
morena 03/09/2013 22:40
Eu tambem , mais poderia ser mais longo
gabriel 03/09/2013 22:40
Vish' e a preguiça de ir uma hora mais cedo pra escola???
Jean 07/09/2013 18:50
Horário de Verão na Bahia está confirmado para o ano de 2013/2014? Por que no ano de 2012/2013 o governador tinha cancelado.
va 07/09/2013 18:50
nao vejo a horaaaaaaaaaa
Flávia 07/09/2013 18:50
É excelente o horário de verão e deveria sim ser por 6 meses.
Para pessoas com ramelas nos olhos qualquer horário é ruim.
jardel silva 08/09/2013 12:48
adoro espero que na bahia teja
vitor sousa 15/09/2013 15:09
queria que no ceará , houvesse pelo menos uma vez-sinha . o horário de verão . quem tiver alguma noticia boa sobre isso pra mim , por favor responda meu comentário .
-responsavéis pelo horário de verão , por favor incluam o ceará , queria experimentar !
rose 15/09/2013 15:09
Ninguem parou pra perguntar pra quem levanta muito cedo,gasta muito mais energia e não resolve nada.É uma pena são tantas coisas mais importantes pra se pensar do que horário de verão.
Alessandra 15/09/2013 15:09
Adoro, acho ótimo...
Giselda 15/09/2013 15:09
  
  Horrível!!!!
  Só serve para que todos que acordam cedo durma uma hora a menos.Inclusive as crianças que dependem de condução para chegar a escola.
Gil 15/09/2013 15:09
 
   Que economia de energia há,se muita gente precisa acordar 4:00 horas e acender as luzes?
BiBis 15/09/2013 15:09
É horrível, odeio, acaba com a saúde, já foi comprovado cientificamente.
Renne 15/09/2013 15:09
Nunca concordei com esse horário.....o transito é caótico, o relogio biológico fica maluco e esse papo de lazer e furado...o clube fecha as 17:00, com o horario de verão fecha as 17:00,(16:00) qual a vantagem????
Regina 15/09/2013 15:09
Na Bahia não tem!
rosana hiramatsu 21/09/2013 23:19
Sorte tua
thiago alves 15/09/2013 15:09
gostaria de saber porque o horário de verão não vem mais para o nordeste?
carlos 15/10/2013 22:28
porque ai vcs não trabalha kikikiki
Anônimo 15/09/2013 15:09
Eu amo o horário de verão, apesar de a maioria das pessoas que conheço detestarem...Mas apesar de acordar mais cedo, tem suas vantagens...É uma pena que aqui na Bahia, não tem, o povo aqui só sabe reclamar que vai acordar cedo, mais e daí, uma hora mais cedo...Nasci na Bahia, mas não tenho nada de Baiano...rsrs...Mas fazer o que né, se isso fosse opcional seria perfeito, mas infelizmente não é... :(...Parabéns aos Estados que têm e curtam bastante chegarem em casa mais cedo e aproveitar a família, enquanto nós Baianos vamos trabalhar até mais tarde..
Iara 15/09/2013 15:09
ODEIOOOOO
neri 15/09/2013 15:09
deveria ser os 12 meses
Gisele 15/09/2013 15:09
Sair do trabalho e ainda ver a luz do dia e muito bom. Da uma sensação que ainda tenho vida após o trabalho.
Adorooooo horário de verão! Tb voto para durar 6 meses!
Edson 15/09/2013 15:09
Ótimo esse horário, podemos aproveitar melhor nosso dia.
Bernard 15/09/2013 15:09
Muito bom...
aproveito bem o fim do dia..;
JO 15/09/2013 15:09
E NÃO TEM COMO FAZER O VERÃO DURAR MAIS????? KKKKKKKKKKKK
Pedro 15/09/2013 15:09
Muito ruim, odeio as datas escolhidas. deveria começar em 15 de dezembro e ir até apos o carnaval.
Marzullo 15/09/2013 15:09
Desde que começou sou adepto a esse horário...muito bom, fico a esperar...
Adriana 15/09/2013 15:09
Adoooooooro! Estou contando os dias pra começar!
fabio 15/09/2013 15:09
Odeioooo mudança de horario,devia ser um soh e pronto,nada desse horario de verao,odeioooo
vini 15/09/2013 15:09
adoro o horário de verão, da pra aproveita mais o sol
vini 15/09/2013 15:09
adoro o horário de verão, da pra aproveita mais o sol no final do dia
Paulo 15/09/2013 15:09
Adoro mesmo e mito frio, não deveria existir verão! E ainda mais esse famigerado horário de verão
Pestilento 15/09/2013 15:09
Seria bom, se eu tivesse tempo para aproveitar. Não tivesse trabalho e estudo.
Apesar da boa medida, ainda sim, eu a odeio.
Não demoro 8 dias pra me acostumar. Demoro os 4 meses, só quando volta o horário "natural" é que retorno a minha rotina estática.
Tenso, mas fazer o quê?
Tolerar os 4 árduos meses de nenhuma adaptação.
Beth 15/09/2013 15:09
Adoro o horário de verão, é mais uma hora na praia :)
Antonio 15/09/2013 15:09
Este horário possibilita as pessoas aproveitarem melhor o dia, pois podem sair do serviço e ainda curtir um final de tarde com a família e os amigos. Mas infelizmente pessoas que não possuem estes bons hábitos tendem a não gostar e usar de desculpas como cansaço e etc... É uma pena que dure tão pouco.
cristian 15/09/2013 15:09
pena que termina antes d carnaval, mais ta bao também
silmara 21/09/2013 23:19
odeio esse horário. porque passa muito rápido o dia. seria melhor se não tivesse. e que engana o povo.
everton 21/09/2013 23:19
gosto desse horario de verao ate o fim do ano......depois que passa as festas......prefiro o horario abitual de 8 meses.....
Sônia 21/09/2013 23:19
todo ano tento me acostumar, só gosto na 1ª semana, fico animada, chego cedo e limpo a casa toda, mas na 2ª semana, mal chego e já estou cansada pois acordei 1 hora mais cedo e quando eu assusto já deu onze horas da noite e eu ainda não fiz a janta, por isso eu fico muito cansada.
karin 21/09/2013 23:19
Realmente concordo, o horário de verão dá a sensação de que há vida após um dia de trabalho, claro que no começo é sempre mais dificil, mas depois de acostumar é só aproveitar, para nós gaúchos o lindo porr do sol do Guaíba, mas bah tchê!!!!!
juliana 21/09/2013 23:19
curto muito é dez
Não gosto 21/09/2013 23:19
Horario horrivel
AndreyJeans 21/09/2013 23:19
 Pq será que não começa no dia 10/09/2013 e termina no dia 05/03/2014???
 Poderia economizar ainda mais energia para o país!!!
Grato
rosana hiramatsu 21/09/2013 23:19
Este horário de verão é muito bom pra quem é vagabundo e não tem horário de trabalho pra cumprir, mentira que o corpo de adapta em 8 dias,tenho 55 anos e até hoje, tenho problemas de saúde por causa desta palhaçada.
igor by 21/09/2013 23:19
é daora horário de verão, já da pra sentir aquele climinha de final de ano ;P
uallas santos 21/09/2013 23:19
o horario de verão é muinto massa pq é tudo mas sedo
Débora 21/09/2013 23:19
Esse horário foi criado por vagabundo que não faz nada da vida e não precisa levantar às 3h ao invés das 4h da manhã.
Erislânio 21/09/2013 23:19
Uns Gostam, eu por exemplo, adoro, outros odeiam, detestam...
Não importa, fugindo um pouco do foco da matéria, o que não pode é ter pessoas criticando as outras simplesmente por defenderem seus pontos de vistas de forma sincera e franca.
Estamos em numa sociedade de mudanças diárias, em pleno século XXI, e ainda têm pessoas egoístas, que só aceitam a sua opinião, que não respeita a opinião dos outros...
Até quando isso?
Deveriam prestar mais atenção aos políticos a quem dão poder, votar com consciência e decência, poder se orgulhar e dizer: Este dalí foi eu quem ajudou a colocar lá! ou então reprimí-los quando não o representar fielmente!

Vamos acreditar que nem tudo está perdido, acreditar no próximo, possuir o senso crítico, mas sem deixar de lado sentimentos basilares adquiridos ao longo de nossa formação, como a humildade, dignidade, sinceridade, respeito!
Isso sim move o mundo!
Abraço à todos. Que DEUS abençoe sempre e sempre!
Rose 30/11/2013 20:43
Concordo,devemos ser tolerantes as opiniões alheias.Eu por exemplo,não vejo tanta vantagens no horário de verão, talvez por morar numa cidade sem praia e violenta seja o motivo,pois acordar todos os dias as 5h30,acender as luzes,não me faz economizar. E chegar mais cedo com luz natural,também não impede o uso da energia artificial, pois dorme-se de fato mais tarde. E só vou acostumar quando estamos chegando ao final deste horário.
Antonio de Pádua 21/09/2013 23:19

  Por que não um Plebiscito a respeito ? Como há economia, se gasto com água é maior; idem com ar condicionado, ventiladores etc ? Outra, as pessoas ficam mais em casa por conta da violência, portanto, gastam mais energia. Mentiras, mentiras, mentiras....
Gigi 26/09/2013 22:51
Dããããããã
vera lucia 26/09/2013 22:51
a energia vem mais cara isto tudo e eresia a maioria dos brasileiros gostam de serem enganados
           
Min 26/09/2013 22:51
É certeza que vai haver horário de verão na BAHIA?
Rik 26/09/2013 22:51
nossa!!! esssa pessoas que falam de sai mais cedo ha que legal..bla...bla...bla... a cada dia que passa vc tem que trab. mais e estudar mais e vem algun s falando que sobra tempo para o laser...devem ser todos ricos.....eu conheço muita gente que após o trab. vai estudar não muda em nada chega cansado....e vem com este papo de laser...não vale nada esta droga de horario de verão!!!!!
Rubens 26/09/2013 22:51
É muito bom!!!
greyce 26/09/2013 22:51
comesa o horário de verão quando
26/09/2013 22:51
Deveria ser uns 8 meses no ano de horario de verão.
joyce 26/09/2013 22:51
verão
Carolina 26/09/2013 22:51
Esse horário é o pior horário do mundo.
 
jose 26/09/2013 22:51
Pessimo
Alex Júnior 26/09/2013 22:51
não gosta deste horario!!!
Maria Ines 06/10/2013 20:17
É pura ilusão!!!! dormimos uma hora a menos, nos cansamos mais, prejudicamos nossa saúde, e a economia é pouquíssima.
Sérgio 12/10/2013 13:12
simplesmente odeio, por mim acaba com essa besteira
Luciano 12/10/2013 13:12
Não posso criticar quem não goste, afinal cada um sabe o que é melhor para si. Mas eu adoro este horario.
Não é pela economia de energia que dizem (eu nao vejo economia). No meu caso, realmente, aumenta o tempo de lazer e o convivio com a familia.
Em dias normais, eu chego em casa, tomo banho, faço um lanche e depois, acabamos de frente para a televisão ou computador, porque já é noite.
No periodo do horario de verao, esta rotina é alterada, pois ainda ha claridade para executar outras tarefas que só são prazerosas à luz do sol.
Me perdoem os que são contra, mas sou a favor de que dure seis meses.
Abraços a todos.
guilherme 12/10/2013 13:12
horario der verão,sair da escola esta claro é com migo mesmo pelo o que eu sei vai começar dia 19 de outubro de 2013
Jamile 12/10/2013 13:12
Eu odeio este horário....
patricia 12/10/2013 13:12
I love Summer Time
Aparecida 12/10/2013 13:12
odeio o horario de verao , acho que devia ter um plebicito, para ver que se é a maioria que gosta ou se é a minoria, esse é o pior horario, ficamos muitos cansados. estressados , dormimos mal.
Renato Eduardo Gomide 12/10/2013 13:12
Odeio. Detesto esse Horario. Acho o Brasil um Pais Subdesenvolvido, Pobre, Ignorante, e Atrasado Demais. Em adotar um horario deste. Acho que isso deveria de Acabar. Isso nao gera Lucro nenhum para esse Pais. Os politicos deveriam de Economizar o que eles roubam la em Cima no poder. Nao em um horario que so atrapalha os afazeres das pesoas. Adiantando os Relogios em uma Hora.
Andy 12/10/2013 13:12
Quém não concorda com o horário de verão fica arrumando desculpas, eu também levanto as 04:00 da madrugada,pois trabalho como ajudante de pedreiro em obra,pra mim não vai mudar nada,só o dia vai passar mais rápido,pq imagina ficar das 04:00 as 18:00.
poliana 12/10/2013 13:12
EU E MINHA FAMÍLIA AMAMOS É MUITO BOM DELICIA
junior mayer 12/10/2013 13:12
eesse tal horario de verao tem q acabar, odeio isso desde que me entendo por gente, vamos protestar contra esse horario, vamos acabar com isso!
ANA LUCIA 12/10/2013 13:12
GOSTO MUITO DO HORÁRIO DE VERÃO, ACORDO TODOS OS DIAS AS 6:30 PARA TRABALHAR E PARO AS 17:30, E COM O HORÁRIO TEMOS MAIS TEMPO CLARO PARA APROVEITAR, FAZER UMA CAMINHADA, ACADEMIA. TEMOS QUE APRENDER A AGRADECER AS COISAS QUE TEMOS E NÃO SÓ RECLAMAR.
Emília 12/10/2013 13:12
Bahia não tem. Só adotou em 2011 em caráter experimental. Mas a população reagiu mal e não terá mais
Sergio Murilo 12/10/2013 13:12
DEUS CRIOU...O HOMEM DESTRUIU...
rafael rodrigues 12/10/2013 13:12
eu adoro horario de verão a unica coisa chata e que quando eu vo pra escola eu tenho que pega o sol da meio dia mais o bom e que a escola acaba mais rapido e quando eu chega em casa posso ficar um tempão de boa pq demora um tempão pra escurecer ai que bom
Lidi 12/10/2013 13:12
Não tem tanta economia assim, pode escurecer mais tarde, mais amanhece mais tarde. Quem levanta as 6:00 ainda é 5:00, e é preciso acender todas as luzes.
cristiana antonia de souza 12/10/2013 13:12
É pura ilusão! dormimos uma hora menos, nos cansamos mais, prejudicamos nossa saúde, e a economia não ?!.
Completo, pra quem acorda às 05:00hs e chega 09:00hs faz alguma diferença?
é preciso rever esses conceitos desse horário. não estar na hora de acabar?
Paty 12/10/2013 13:12
Explico.
Vejo que o horário de verão tem que ser bom pra todos, se o objetivo é reduz o consumo de energia por que o horário não é a nível nacional? ainda, é mentira quando diz que reduz o consumo de energia a população continua pagando absurdos de contas, essa economia só é válida para atividades comerciais, industrais, turismo...no fnal a conta é do pobre! as vantagens nunca são em prol da população mas a favor do governo.Daqui à 12 dias começa esse horário que o governo fez a gente engolir até hoje. Sejamos democrático, vamos para votação, por que tanta coisa para mudar do que dá importância a isso!
lais claudia da cruz 12/10/2013 13:12
Eu adoro o horario de varão por mim poderia ser o ano todo amo o sol e adoro o dia por mjim seria sempre horario de verão gosto muito mmesmo trabalhando pra mim e shom de bola sempre
Ñ GOSTO 12/10/2013 13:12
ESSE HORÁRIO É UMA PORCARIA , TRABALHO NUM HORÁRIO 6X1, JÁ NÃO DESCANSAVA ANTES IMAGINE AGORA!
Não vejo a hora.... 12/10/2013 13:12
Consigo sair e fazer uma caminha ou ir ao parque com as crianças ainda com a luz do sol.
verão 29/01/2014 20:20
ah, faz caminha é...
Não vejo a hora.... 12/10/2013 13:12
Consigo sair e fazer uma caminha ou ir ao parque com as crianças ainda com a luz do sol.
Ricardo Estrela 12/10/2013 13:12
amomuito bom por meus divesos motivos
anonimo 12/10/2013 13:12
esse horario e o maximo
neuzeli 15/10/2013 22:28
porque os senhores deputados não mudam o horário deles chegarem ao serviço para no mínimo 6 da manha ,ai eu queria ver se eles íris gostar,mas e pra ir mesmo e não mandar alguém picar cartão no lugar deles e pra melhorar vai de ônibus coletivo lotado em dia de chuva isso sim e uma delicia...........
Pedão 15/10/2013 22:28
Seria melhor Diminuir os PARLAMENTARES NO Congresso Nacional,aí sim iria economizar!
Petão 15/10/2013 22:28
Para Diminuir Custos, Só Precisa Diminuir o Número de PARLAMENTARES NO CONGRESSO NACIONAL, De Fato iria
Economizar Muito Mais!!


Welington 15/10/2013 22:28
Me adapto muito bem com horario de verao, mas entendo que para certas pessoas é muito dificil, porque tem que sair de casa ainda escuro assim como crianças que saem para a escola tambem ainda muito escuro e muitas vezes em locais perigosos correndo riscos de assaltos. Eu so gostaria de saber a real economia que o pais tem com esse horário, porque na conta de luz isso nao faz nenhuma diferença.
horario de verão 15/10/2013 22:28
gostaria muito que aqui no nosso estado tivece sim .
Marcelo 15/10/2013 22:28
horário de verão é a melhor coisa do mundo!!! deveria começar no 1º domingo depois do inicio da primavera... e deixar livre para os estados que não quiserem pq aqui no SUL 90% quer pq aqui no sul no inverno 6 horas da manhã é escuro ainda então não tem diferença se as 6 horas na primavera estaria escuro ainda... já estamos acostumados com o escuro de manhã, queremos mesmo e sol até mais tarde!!!
Douglas 30/11/2013 20:43
Apoiado, até porque mesmo com o horário de verão, em novembro e dezembro clareia antes das seis da manhã (na minha cidade o sol sai pelas 06:15 e só se põe por volta das 20:30), no sul, especialmente RS a diferença é gritante entre luminosidade inverno e verão.
Vania 15/10/2013 22:28
Eu adoro esse horário, pena que passa rápuido.
J J Majoni 15/10/2013 22:28
Esse horário só me ferra, não acho nada legal não.

Romildo 15/10/2013 22:28
Conversa fiada economia de energia, está com economia é de investimentos por causa da corrupção, se realmente economisar, o larápios do poder colocam taxas pra tirar a difença do que não pagamos por economia, é pura malandragem que o povo aceita por ignorancia, que se dane as crianças que madrugam pra estudar nas cidade violentas, que mais uma vez vez os larápios do poder economizam na segurança pra embolsarem a economia... poder podre!
Let 15/10/2013 22:28
esse horario de verao e uma perda de tempo, e chato na maioria das vezes resolve muito pouco e as pessoas que trabalham cedo e faz faculdade de noite so levam ferro, acho que deveria tira totalmente contra U.U
Sonia 15/10/2013 22:28
Se existe algo que precisa ser mudado não é o horário de verão que não resulta em economia nenhuma para os consumidores e sim essa política que só favorece quem tem dinheiro!!!Precisam investir em segurança, saúde,escola hospitais etc...Nós engolimos tudo e continua sempre igual ou seja nada muda.
ROSE MARI SCHMID 15/10/2013 22:28
NÃO SUPORTO ESSE MALDITO HORÁRIO DE VERÃO MESMO PORQUE NÃO VEJO ECONOMIA E SIM PROBLEMAS DE ADAPTAÇÃO AO ORGANISMO.
EU CONTINUO NO MEU HORÁRIO INFELIZMENTE TENHO QUE USAR PARA COMPROMISSOS. SOU TOTALMENTE CONTRA ISSO DEVERIA ACABAR QUEM INVENTOU ESSA M.... DEVIA ESTAR SEM CONDIÇOES DE RACIOCÍNIO
Eliana 15/10/2013 22:28
A única coisa boa deste horário é saber que um dia ele acaba.Só gosta mesmo quem acorda após as 7h ou tem um carrinho e não como minha amiga e outros que levantam as 4h da manhã para trabalhar....
André Luiz Magalhães Soares 15/10/2013 22:28
Para min é uma economia porca porque você passa pelas cidades e as luzes dos prédios ficam acessas até tarde da noite.
Além de mexer com o relógio biológico de todos os brasileiros.
Antonio 15/10/2013 22:28
O banner lá de cima fala para atrasar o relógio. Acho que está errado.
hjt 15/10/2013 22:28
ESTE HORÁRIO É BOM PRA QUEM NÃO PRECISA ACORDAR AS 3:15 DA MANHÃ TODOS OS DIAS.
Marcão 15/10/2013 22:28
RESUMINDO
Quem gosta é porque levanta tarde (Preguiçosos)ou donos de empresas..

Quem não Gosta é porque levanta cedo (Trabalhadores que movem este Brasil) e tem de sair no escuro e no frio , muitas vezes com criancas... Só isto...
anonimo 15/10/2013 22:28
o horário de verão é mt bom:)
ygot 23/10/2013 23:02
eu odeio horario de verão :(
ZE BRASILEIRO DA SILVA 23/10/2013 23:02
Tenho as mesmas dificuldades de adaptações e outras. Meu olhar e minhas ações, são voltadas para um BRASIL melhor para todos.O "sacrifício", se ele realmente existe, não é apenas meu, assim como também os benefícios.
Quanto à corruptos ou não, quem vota somos nós.... Fica a sugestão de um "pente fino" a todos que votam com boa vontade ou não.
Lembrete: - Voto consciente, e decente, evitará indecentes no poder.
Reclamar do uma hora a mais ou a menos não traz benefícios. Abramos o coração. O BRASIL de amanhã somente será melhor se plantarmos agora este melhor. AO invés de reclamar, aproveitemos de forma positiva a hora a mais que teremos ao acordar ou ao repousar. O BRASIL precisa de nós. BOM HORÁRIO DE VERÃO a todos.
Hannivval Mcdougal 23/10/2013 23:02
Eu, gostaria de ver o projeto dos homens mudar a ROTA DO SOL E DA LUA. eles so sabem fazer o que noa devem. O resto das megas mentiras eles sabem falar
lins 23/10/2013 23:02
Eu gosto deste horário de verão eu acordo cedo vou trabalhar e chego em casa com o tempo suficiente para arrumar a casa e cuidar da minha filha dar tempo para fazer tudo . E acho que as pessoas tem que se preocupar com outras coisas mais importante por que o horário não muda em nada quando é para acorda cedo tem que acorda poderia sim reclamar se antes acordava as 10:00 e agora passa acorda as 5:00 da manha isso faz diferença mais para trabalhador que qualquer horário tem que acorda cedo para pegar no batente não faz diferença ...
kawany 23/10/2013 23:02
e muito bom pra as pessoas todo mundo fala que e ruim mas e muito bom depois a gente se acustuma
alice 23/10/2013 23:02
Ainda bem q em manaus nao tem isso!!!!!!!!!!!!!!
Daniel 10/11/2013 19:45
As justificativas para implantação deste horário não condizem com satisfação da população.
- não gosto deste tipo de horário!
leticia 10/11/2013 19:45
legal me ajudou bastante no trabalho!! :)
Edgar Luiz 10/11/2013 19:45
Se é tão bom e tem tantos benefícios, porque não passa a ser o horário oficial?
O ruim é a adaptação, quando acostumamos, acaba....rs
Livia Braga 17/11/2013 23:10
Eu gosto um pouco sim um pouco não pois,sim pq sou criança e chego normalmente de noite com horário de verão o ceu fica parecendo dia mas pelo outro lado eu acho que dormimos pouco.
Eduardo Aguiar 24/11/2013 15:01
Este horário de Verão foi feito para quem tem dinheiro, pois pode chegar do trabalho e curtir uma praia.

Quem não tem dinheiro sofre com o transito caótico do Rio de Janeiro.
talita 24/11/2013 15:01
eu gosto dess horario
Douglas 30/11/2013 20:43
O itinerário que só reclama aqui deve ser das regiões sudeste e centro-oeste, porque esse horário não pode ser tão ruim assim, pelo menos aqui no RS praticamente todo mundo gosta, a latitude também ajuda, ainda com o horário de verão amanhece às seis nos dias mais longos e só anoitece perto das 21h, ou seja, faz diferença, não é ruim de manhã e e ótimo à noite. Acredito que deve ser realizado um plebiscito para liberar desse regime os estados cuja população não se adapte. Esse país é democrático e o que conta é a opinião do povo!
MARCO 29/01/2014 20:20
Praticamente todo mundo gosta no RS quem, cara pálida? só os desocupados! è tão verdade que todo mundo gosta que nos telejornais pouco se dá espaço para quem não gosta. DETESTO este horário e gostaria de saber o que há de verdade em tudo isto. Não acredito que beneficie ninguém!
marco alexandre coelho albano 30/11/2013 20:43
não funciona esse horário, não economiza, nada, bastava apagar as escolas públicas no fim de semana.
ALexandre 29/01/2014 20:20
Na minha opniao ao menos em Belo Horizonte o Horario de verão e pessimo mos altera o horario de acordar e durmir detesto, e converso com colegas e obtenho a mesma informação de colegas, a minha surpresa foi haver tanta gente elogiando,
Forte abraco a todos.
Claudia Souza 29/01/2014 20:20
Se quiser eu assino aonde???, Quem adora o horário de verão não entende que quem levanta cedo e precisa trabalhar corre o risco de ser assaltado , quando é época de frio as crianças tem que levantar no meio da noite para ir a escola, quem necessita de atendimento do serviço público levanta até 3 horas antes para poder ir aos postos de saúde , e sem falar que não a vantagem alguma ,pois com o calor que tem feito , foi gasto mais energia do que economizado, se tiver um abaixo assinado pra tirar essa joça eu assino .
luiz 29/01/2014 20:20
cade a democracia, deveria ter votação,o governo impõe esse horário,concordo com o comentário que fala que prejudica a nossa saúde sim,deveria ser obrigado é ter votação em cada estado,já ñ chega outras imposições desse governo e todo mundo aceita quietinho, uma vergonha.
cleiton 29/01/2014 20:20
se vivemos em uma democracia,porque impor
um horario desses para a população.
realmente ficamos mais com nossos filhos,mas ficamos tambem mais estressados,porque ninguem consegue dormir bem nesse calor,e o resultado no dia seguinte é dor de cabeça dor no corpo e indisposiçao. parece ate que a pessoa ta com dengue, não acostumo nunca co esse horario. quando tiver novos protestos tem que levar cartazes EU ODEIO HORARIO DE VERÃO.
armando 29/01/2014 20:20
tenho certeza de que a voz do povo nao eh a voz de Deus,porque Deus nao eh CONFLITO. Eta povo descontente entre si,tem que ser dirigido igual a gado.
Alexandre 29/01/2014 20:20
Como pode economizar energia apenas pelo fato de se aproveitar mais a luz natural sendo que em contra-partida o consumo no meses de dezembro à abril quase quadruplica com o uso dos aparelhos de ar condicionados que são definitivamente o grande vilão no consumo de energia,comparando-se inclusive com o uso do chuveiro elétrico o campeão de consumo em uma residência.Então meu amigo,isso deveria se chamar na verdade no horário "Água de salsicha"Bom pra quem fica em casa o dia inteiro "coçando" sem ter horário pra se levantar,com certeza se torna indiferente.
bibi 29/01/2014 20:20
a melhor coisa criada foi o horario de verao eu adoroooooooo
ademir 29/01/2014 20:20
esse hoario e um desacato pois nao vejo economia, so almento na conta de energia ,fora 1 hora de sono que me roubam
pois me levanto as 5 da manha e quando na verdade e as 4 da manha no relogio
Andréia 29/01/2014 20:20
Eu particularmente não gosto, acho um abuso as autoridades "mexerem" em nosso relógio fisiológico. Quem inventou, certamente não precisa levantar cedo todos os dias.
DALILA 29/01/2014 20:20
Deprimente. As pessoas ficam mais estressadas. Muita violência no trânsito... Um horror. A gente dorme mal e, por consequência, temos um dia péssimo, que gera um ambiente ruim. Muito cansaço e desânimo. Oh povo brasileiro acordem e sejam sinceros.
Tati 29/01/2014 20:20
Detesto este horário....nem todas as pessoas se adaptam....economia seria se os corruptos criassem vergonha na cara e parassem de ROUBAR!!!!!!
Para que acorda cedo...é uma hora a menos de sono! Desrespeito total!!!! O ser humano tem que mudar tudo...até o horário....ridículo!
carla 29/01/2014 20:20
Esse horário já tinha que ter acabado faz muito tempo.Muitas pessoas sofrem com isso,perdem hora para acordar para ir ao trabalho,escola,a cabeça fica confusa,alimentação desequilibrada.Quando volta o horário tudo a mesma coisa,ve se para essa palhaçada,porque a conta de agua,luz não abaixa nada,devido ao calor e ao acumulo de chuvas,que depois vem as pancadas com raios;quedas de energias com ocilações.
Hell 29/01/2014 20:20
Com o horário de verão já levantamos na hora de almoçar. Você tem uma tarde imensa com um calor insuportável e uma manhã minúscula. BEM QUE PODERIA EXISTIR O HORÁRIO DE INVERNO(atrasar o relógio em uma hora). Que maravilha que seria!!!
bi 29/01/2014 20:20
detesto pois os dias são uma eternidade e as noites passam de pressa haja saúde para aguentar o sono so quem não precisa levantar cedo mesmo .... aja saco