Condecorações do governo japonês em 2017 – Brasil

condecoracoes-do-governo-japones-em-2017-brasilia-df600x315
Anúncios
Festival da Cerejeira, Sakura Matsuri e Hanami
Compartilhe

Condecorações do governo japonês em 2017 – Brasil

condecoracoes-do-governo-japones-em-2017-brasilia-df600x315
condecoracoes-do-governo-japones-em-2017-brasilia-df600x315

Durante o ano de 2017, por reconhecimento ao trabalho realizado em prol do país, foram concedidos Diplomas de Honra ao Mérito do Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão e Comendas em nome do Imperador do Japão.

Ordem do Sol Nascente

A honorífica Ordem do Sol Nascente foi estabelecida pelo Imperador Meiji, desde 1875. É uma das mais antigas ordens em atividade no mundo. É entregue em nome do Imperador àqueles que prestaram “longos e meritórios serviços ao país“, sejam civis e militares, japoneses e estrangeiros.

Anúncios
Games Mais Vendidos

A Ordem do Sol Nascente possui seis classes de laureados. O laureado recebe um diploma e a insígnia da Ordem em nome do Imperador. As classes atuais são:

  • Grande-Colar
  • Estrela de Ouro e Prata
  • Raios Dourados com Faixa
  • Raios Dourados com Roseta
  • Raios de Ouro e Prata
  • Raios de Prata

Homenageados

Janeiro/2017 – Brasília-DF – pelo Embaixador do Japão no Brasil Satoru Sato

Massami Uyeda, ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça (STJ) – agraciado com a comenda “Ordem do Sol Nascente, Estrela de Ouro e Prata”, pelo reconhecimento à sua contribuição em prol da promoção da compreensão mútua e do intercâmbio na área judicial entre o Japão e Brasil.

Tatsuo Matsunaga, presidente da Sociedade Cultural Nipo-Brasileira de Brasília (Bunkyo) – agraciado com a comenda “Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro e Prata”, pelo reconhecimento à sua contribuição em prol da promoção da compreensão mútua e da amizade entre o Japão e Brasil.

condecoracoes-do-governo-japones-em-2017-brasilia-df-massami-uyeda-tatsuo-matsunaga-586x239
Massami Uyeda, Embaixador Satoru Sato – Tatsuo Matsunaga, Embaixador Satoru Sato.

Janeiro/2017 – Rio de Janeiro-RJ – pelo Cônsul-Geral Tsuyoshi Yamamoto

Sachiko Fuda Castro, professora de Ikebana – agraciada com o Diploma de Honra ao Mérito do Cônsul-Geral do Japão, pelo incansável esforço e dedicação na difusão da cultura japonesa, especialmente, promovendo oficinas, demonstrações e exposições de Ikebana há quase trinta anos.

Miriam Nigri Dana, professora de Origami – agraciada com o Diploma de Honra ao Mérito do Cônsul-Geral do Japão, pelo incansável esforço e dedicação na difusão da cultura japonesa, com destaque às oficinas de Origami que promove com crianças, jovens e adultos em diversas comunidades do Rio, especialmente as mais carentes.

condecoracoes-do-governo-japones-em-2017-sachiko-castro-miriam-dana-rio-de-janeiro-rj400x300
Miriam Nigri Dana, Cônsul-Geral Tsuyoshi Yamamoto e Sachiko Fuda Castro

Janeiro/2017 – São Paulo-SP – pelo Cônsul-Geral do Japão em São Paulo Takahiro Nakamae

Michinori Murasaki, ex-administrador do Monumento em Homenagem aos Imigrantes Pioneiros Falecidos – agraciado com o Diploma de Reconhecimento do Cônsul-Geral do Japão, pela contribuição durante  vinte anos, administrando o Monumento em Homenagem aos Imigrantes Pioneiros Falecidos, no Parque do Ibirapuera, um pilar simbólico e espiritual dos imigrantes japoneses que vieram ao Brasil.

Seiji Ito, Vice-Presidente da Comissão de Administração do Pavilhão Japonês da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – agraciado com o Diploma de Reconhecimento do Cônsul-Geral do Japão, pela contribuição durante os longos anos ao administrar o Pavilhão Japonês desde 1965, atuando como guia dos visitantes da Casa Imperial e de pessoas ilustres, transmitindo o fascínio e os antecedentes históricos do Pavilhão.

condecoracoes-do-governo-japones-em-2017-consul-takahiro-nakamae-michinori-murasaki-seiji-ito-sao-paulo-sp306x281
Cônsul Takahiro Nakamae, Michinori Murasaki e Seiji Ito

Fevereiro/2017 – Rio de Janeiro-RJ – pelo Cônsul-Geral Tsuyoshi Yamamoto

Edson Hirokazu Watanabe, ex-bolsista e diretor do COPPE/UFRJ – agraciado com o Diploma de Honra ao Mérito do Cônsul-Geral do Japão, pela dedicação e muito esforço, ao longo dos últimos 30 anos, em todos os aspectos que envolvem o setor de Bolsas de Estudo do Consulado do Japão no Rio de Janeiro.

Joel Conceição Bressa da Cunha, ex-bolsista e pediatra – agraciado com o Diploma de Honra ao Mérito do Cônsul-Geral do Japão, pela dedicação e muito esforço, ao longo dos últimos 30 anos, em todos os aspectos que envolvem o setor de Bolsas de Estudo do Consulado do Japão no Rio de Janeiro.

condecoracoes-do-governo-japones-em-2017-edson-watanabe-joel-cunha-rio-de-janeiro-rj600x132
Edson Hirokazu Watanabe, Joel Conceição Bressa da Cunha e Cônsul-Geral Tsuyoshi Yamamoto

Shiro Matsuda, professor de Judô e fundador da Associação Matsuda de Judô na Cidade de Macaé – agraciado com o Diploma de Honra ao Mérito do Cônsul-Geral do Japão, pela dedicação e fortalecimento dos laços de amizade entre o Brasil e o Japão. Ao longo de 50 anos, através do Judô, desenvolve a área educacional na região, com destaque para o projeto “Banzai” de integração social e desenvolvimento humano de crianças carentes.

condecoracoes-do-governo-japones-em-2017-shiro-matsuda-rio-de-janeiro-rj178x313
Shiro Matsuda e Cônsul-Geral Tsuyoshi Yamamoto

Junho/2017 – Belém-PA – pelo Embaixador do Japão no Brasil Satoru Sato

Foram concedidos Diplomas de Honra ao Mérito do Embaixador do Japão no Brasil – Uma homenagem com o objetivo de reconhecer e honrar as valiosas realizações de pessoas e entidades que contribuíram notavelmente para o cumprimento da missão da representação diplomática e para o fortalecimento das relações de amizade entre o Japão e o Brasil. Foram agraciados: Ana Catarina Brito, Carlos Fernandes Xavier, Felipe Salgado, Glória Boulhosa Caputo, Gunji Tanabe, Katsutoshi Watanabe (in memoriam), Maria Lúcia Penedo, Patrícia Campos Correa, Suzana Namba, Yoichi Goto, Yukio Sasaki, Associação de Karatê do Pará, Associação de Kendô do Pará, Associação de Koto de Belém, Associação dos Críticos de Cinema do Pará, Departamento de Polícia Federal, Departamento de Trânsito do Estado do Pará, Fundação Carlos Gomes, Grupo Kodon, INFRAERO – Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – Belém, Museu Paraense Emílio Goeldi, Polícia Militar do Estado do Pará, SEBRAE /PA – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

condecoracoes-do-governo-japones-em-2017-belem-pa600x132
Embaixador Satoru Sato, Consul Principal Hamada e homenageados

Junho/2017 – São Paulo-SP – pelo Cônsul-Geral do Japão em São Paulo Takahiro Nakamae

Masasuke Kuroki, Ex-Presidente da Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Atibaia – homenageado com a “Ordem do Sol Nascente Raios de Ouro e Prata“, contribuiu expressivamente para a assistência social dos cidadãos japoneses residentes no Brasil e da comunidade nipo-brasileira, prestando valiosos serviços na difusão da língua japonesa.

Jo Tatsumi, Ex-Desembargador do Superior Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Ex-Presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão, membro do Conselho do Instituto de Direito Comparado Brasil-Japão – homenageado com a “Ordem do Sol Nascente Raios de Ouro com Roseta“, contribuiu para a difusão da língua e da cultura japonesa no Brasil e cooperou para a compreensão mútua do Brasil e do Japão na área de Direito.

Guenji Yamazoe, Ex-Diretor do Instituto Florestal da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo – homenageado com a “Ordem do Sol Nascente Raios de Ouro e Prata“, colaborou para o fortalecimento das relações e compreensão mútuas entre o Japão e o Brasil na área de meio ambiente.

Sonoko Yoshiyasu, Ex-Presidente da Assistência Social Dom José Gaspar – Ikoi-no-sono – homenageada com a “Ordem do Sol Nascente Raios de Prata“, contribuiu para o desenvolvimento assistencial e social da sociedade nipo-brasileira e dos japoneses residentes no Brasil por meio da criação de cursos de cuidados com idosos voltados para voluntários e familiares.

Nituo Tsukada, Ex-Presidente do Instituto Cultural Nipo-Brasileiro de Campinas – homenageado com a “Ordem do Sol Nascente Raios de Prata“, contribuiu para a melhoria da assistência social da sociedade nipo-brasileira e dos japoneses residentes no Brasil, para o avanço das relações de Cidades Irmãs entre Campinas e Gifu, no Japão, e divulgação da cultura e culinária japonesas no Brasil com a  “Feira Oriental”, um importante papel para as relações de amizade entre o Japão e o Brasil.

condecoracoes-do-governo-japones-em-2017-nituo-tsukada-sonoko-yoshiyasu-guenji-yamazoe-consul-takahiro-nakamae-jo-tatsumi-masasuke-kuroki-sao-paulo-sp500x158
Nituo Tsukada, Sonoko Yoshiyasu, Guenji Yamazoe, Cônsul Takahiro Nakamae, Jo Tatsumi, Masasuke Kuroki

Junho/2017 – São Paulo-SP – pelo Cônsul-Geral do Japão em São Paulo Takahiro Nakamae

Estas condecorações foram focadas nas mulheres que têm atuado em prol da relação entre o Japão e o Brasil e da sociedade nipo-brasileira, um sinal de respeito e gratidão pela compreensão e apoio às atividades do Consulado do Japão em São Paulo.

Elizabeth Ume Shimada, Proprietária de Plantação de Chá em Registro-SP, criou a marca “Obaatian – O Chá da Vovó”, com colheita artesanal, sem agrotóxicos e com técnica especial de secagem, revigorou a produção de chá preto local e contribuiu para aumentar a presença japonesa na região.

Kyoko Nakagawa, Representante do Projeto Kaeru, presta grandes serviços para a assistência social da comunidade nikkei, auxiliando os filhos de brasileiros retornados do Japão em sua adaptação à sociedade e ao ambiente escolar.

Lidia Reiko Yamashita, Vice-Presidente da Comissão de Administração do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, ao longo de 10 anos, atua na Comissão de Administração do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil contribuindo para a transmissão da História da Imigração Japonesa e da comunidade nikkei.

Luciane Mariko Hara, Diretora do Recanto de Repouso Sakura Home, dedicado à administração da instituição e contribuído para o desenvolvimento da assistência social da comunidade nikkei.

Mariko Nakahira, Cantora, atua como voluntária no Brasil, fazendo concertos musicais por várias localidades, contribuindo na difusão da cultura japonesa e apoio às entidades nikkeis.

Naomi Munakata, Regente Titular do Coral do Theatro Municipal de São Paulo, por ocasião dos 95 anos da Imigração Japonesa, realizou a apresentação com o coral feminino a canção “Chou”, realizou uma série de concertos “Mosaico Internacional” do Coral do Theatro Municipal de São Paulo e abraçou o tema “Laços de Amizade entre Japão e Brasil”, apresentando canções japonesas e assim contribuindo para a difusão da cultura japonesa.

Satuco Yamamoto, Diretora do Ikoi-no-sono, responsável pela administração da instituição, contribui para o desenvolvimento da assistência social da comunidade Nikkei. Dedica esforços para a assistência social dos residentes da instituição e, também, para os idosos da comunidade local.

Yuli Fujimura, Hospital Santa Cruz – Japan Desk Manager, presta assistência às autoridades vindas do Japão e aos japoneses residentes no Brasil. Com cordialidade e atenção seu trabalho é de grande valor na melhoria da assistência social aos cidadãos japoneses e para a sociedade nikkei.

condecoracoes-do-governo-japones-em-2017-consul-takahiro-nakamae-e-homenageadas-sao-paulo-sp600x259
Naomi Munakata, Mariko Nakahira, Kyoko Nakagawa, Luciane Mariko Hara,
Lidia Reiko Yamashita, Satuco Yamamoto, Cônsul Takahiro Nakamae, Yuli Fujimura e Elizabeth Ume Shimada

Julho/2017 – Brasília-DF – pelo Embaixador do Japão no Brasil Satoru Sato

Alice Tamie Joko, professora do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução do Curso de Letras da Universidade de Brasília – foi agraciada com a comenda “Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Roseta“, pelo reconhecimento à sua contribuição em prol do ensino da língua japonesa, do intercâmbio acadêmico nipo-brasileiro e da difusão da cultura japonesa no Brasil.

Kuniyoshi Takaki Yasunaga, Ex-Presidente da Federação das Associações Nipo-Brasileiras do Centro-Oeste (FEANBRA) – foi agraciado com a comenda “Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro e Prata“, por sua contribuição em prol da difusão da cultura japonesa e da boa reputação dos nipo-brasileiros no Brasil.

condecoracoes-do-governo-japones-em-2017-brasilia-df-alice-tamie-joko-kuniyoshi-takaki-yasunaga-586x239
Alice Joko (centro), Embaixador Satoru Sato – Kuniyoshi Yasunaga (centro), Embaixador Satoru Sato

Setembro/2017 – Brasília-DF – pelo Embaixador do Japão no Brasil Akira Yamada

Minoru Takahashi, Tae Suzuki, Ogib Teixeira de Carvalho Filho e Mitsutoshi Akimoto – foram agraciados com Diplomas de Honra ao Mérito do Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, por suas contribuições para a elevação social dos nikkeis, divulgação da cultura e da literatura do Japão.

condecoracoes-do-governo-japones-em-2017-brasilia-df-minoru-takahashi-tae-suzuki-ogib-teixeira-de-carvalho-filho-mitsutoshi-akimoto-akira-yamada-415x239
Minoru Takahashi, Tae Suzuki, Ogib Teixeira de Carvalho Filho, Mitsutoshi Akimoto e Embaixador Akira Yamada

Outubro/2017 – Curitiba-PR – pelo Cônsul-Geral do Japão em Curitiba Hajime Kimura

Haruo Sasaki, Padre e Conselheiro da Associação Filantrópica Humanitas – foi agraciado com a comenda do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, por atuar abnegadamente na prestação de serviços filantrópicos, desenvolvimento de programas educativos e beneficentes para jovens e idosos, alçando o status social do povo japonês na região e contribuindo para o fortalecimento das relações de amizade e entendimento mútuo entre o Japão e o Brasil.

Hitoshi Nakamura, Assessor da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba – foi agraciado com a comenda do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, por desenvolver projetos sustentáveis de urbanização “Cidade Urbana e Humana de Curitiba”, baseado em conceitos tradicionais japoneses. Um relevante serviço que continua prestando e já fora reconhecido pelo prêmio “Intercâmbio Internacional”, concedido pelo Instituto de Planejamento das Cidades, da Universidade de Tóquio, em maio de 2014 (aqueles que contribuem para intercâmbios, conscientização e desenvolvimento de pessoas).

Outubro/2017 – São Paulo-SP – pelo Cônsul-Geral do Japão em São Paulo Yasushi Noguchi

Foram agraciados com o Diploma de Honra ao Mérito do Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, pelos esforços contínuos, por longos anos, em ampliar a amizade e a cooperação entre os dois países:

Shoko Suzuki, ceramista nascida em Tóquio – contribuindo para o reconhecimento da cerâmica, uma arte tradicional japonesa, como obra de arte pelo público brasileiro.

Renato Ishikawa, Ex-Presidente da Sociedade Brasileira e Japonesa de Beneficência Santa Cruz – contribuiu para a melhoria da assistência social da comunidade nipo-brasileira local e dos japoneses expatriados.

Chiaki Ishii, judoca nascido na Província de Tochigi, participou das Olimpíadas de Munique em 1972 como atleta brasileiro de judô e conquistou a primeira medalha olímpica brasileira na modalidade – vem trabalhando para a formação de novos atletas e contribuindo para a divulgação do Judô como esporte japonês no Brasil.

Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil, realiza atividades de proteção aos interesses dos imigrantes japoneses – Ao administrar os monumentos em Homenagem aos Imigrantes Pioneiros, o Desembarque de Imigrantes Japoneses em Santos, realizar o Festival do Japão, o Furusato Meguri, viagens aos locais onde viveram os imigrantes japoneses, contribui para aprofundar os laços entre os descendentes de japoneses.

condecoracoes-do-governo-japones-em-2017-shoko-suzuki-federacao-provincias-consul-yasushi-noguchi-renato-ishikawa-chiaki-ishii-sao-paulo-sp500x151
Shoko Suzuki, Federação das Províncias, Cônsul-Geral do Japão em São Paulo Yasushi Noguchi, Renato Ishikawa e Chiaki Ishii

Dezembro/2017 – São Paulo-SP – pelo Cônsul-Geral do Japão em São Paulo Yasushi Noguchi

Yoshiharu Kikuchi, Ex-Presidente da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo e Ex-Vice-Presidente da Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil – foi agraciado com a comenda ‘’Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro e Prata’’, pelos longos anos de imensa contribuição para o engrandecimento das relações bilaterais entre o Japão e o Brasil, concretizou um ativo intercâmbio com cada região do Japão contribuindo para o progresso do intercâmbio nipo-brasileiro.

Shizuko Shirota, membro do Conselho do Centro Brasileiro de Língua Japonesa – foi agraciada com a comenda ‘’Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro e Prata’’, pelos longos anos de imensa contribuição para o engrandecimento das relações bilaterais entre o Japão e o Brasil, ao contribuir para a elevação do nível de ensino da língua japonesa.

Fernando Hisano, Ex-Diretor Executivo Comercial da Yakut S/A Indústria e Comércio do Brasil – foi agraciado com a comenda para estrangeiros “Ordem do Sol Nascente, Raios de Prata’’, pelos longos anos de imensa contribuição para o engrandecimento das relações bilaterais entre o Japão e o Brasil, ao melhorar a saúde dos nipo-brasileiros e da sociedade brasileira como um todo e a melhoria da imagem do Japão.

condecoracoes-do-governo-japones-em-2017-shizuko-shirota-yoshiharu-kikuchi-fernando-hisano-sao-paulo-sp500x256
Shizuko Shirota, Yoshiharu Kikuchi, Cônsul-Geral do Japão em São Paulo Yasushi Noguchi e Fernando Hisano

Dezembro/2017 – Belém-PA – pelo Cônsul-Principal do Japão em Belém Keiji Hamada

Foram agraciados com o Diploma de Honra ao Mérito do Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão:

Koji Suzuki, monge – pela contribuição para o engrandecimento das relações bilaterais entre o Japão e o Brasil.

Teruo Moroishi, Presidente da Associação Nikkey de Belém – pela contribuição para a promoção da educação em língua japonesa.

Narao Yamase, Presidente do Centro de Difusão da Língua Japonesa do Norte do Brasil – pela contribuição para a promoção da educação em língua japonesa.

condecoracoes-do-governo-japones-em-2017-consul-keiji-hamada-koji-suzuki-teruo-moroishi-narao-yamase-belem-pa-300x225
Koji Suzuki, Teruo Moroishi, Narao Yamase e Cônsul Hamada

Fonte

Sites da Embaixada do Japão (Brasília-DF) e dos Consulados do Japão em Belém-PA, Curitiba-PR, Rio de Janeiro-RJ e São Paulo-SP

Saiba mais

Embaixada do Japão no Brasil [在ブラジル日本国大使館] – Brasília-DF

Consulado do Japão em Belém – Belém-PA

Consulado Geral do Japão em Curitiba – Curitiba-PR

Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro – Rio de Janeiro-RJ

Consulado Geral do Japão em São Paulo – São Paulo-SP

 

Salvar

Salvar