Menu fechado

Naruhito, Príncipe Herdeiro do Japão participa do 8º Fórum Mundial da Água 2018 - Brasília-DF

naruhito-principe-herdeiro-do-japao-participa-do-8o-forum-mundial-da-agua-2018-brasilia-df600x315
Compartilhe

Naruhito, Príncipe Herdeiro do Japão participa do 8º Fórum Mundial da Água 2018 - Brasília-DF

Por Mamoru Matsuda

Realizado pela primeira vez no Hemisfério Sul, Brasília sedia o 8º Fórum Mundial da Água, durante o período de 18 a 23/03/2018. A abertura oficial acontece dia 19, com presença de 14 chefes de Estado, incluindo o presidente da República Federativa do Brasil Michel Temer.

O Príncipe Naruhito chegou à Brasília no domingo, 18, e sua primeira atividade, considerando suas preocupações ambientais, foi visitar a Embrapa Cerrados. Durante à tarde de segunda-feira, 19, participará do Painel de Alto Nível com o tema "Água e Desastres Naturais", evento ao qual reservaram 50 vagas a estudantes do ensino médio e superior; este convite aos estudantes, certamente, tem por objetivo cultivar uma semente de esperança para a preservação e melhor uso da água num futuro próximo, provavelmente, com vistas à Agenda 2030 (de Desenvolvimento Sustentável, cujos 193 Estados-Membros da Organização das Nações Unidas, ONU, se comprometeram em 2015), conforme Naruhito mencionou em seu discurso de abertura do 8º Fórum Mundial da Água.

Príncipe Herdeiro Naruhito

naruhito-principe-herdeiro-do-japao-participa-do-8o-forum-mundial-da-agua-2018-brasilia-df300x217
Príncipe Naruhito

Naruhito é o filho primogênito do imperador Akihito, ascenderá ao Trono do Crisântemo em abril/2019, conforme previsto, por decisão de abdicação do pai. Akihito, então com 84 anos, é o Imperador do Japão desde 1989 e a decisão de abdicação foi referendada por uma lei especial.

Fórum Mundial da Água

O Fórum Mundial da Água é realizado a cada 3 anos e sediada por um país diferente. O primeiro fórum foi no Marrocos (Marrakesh 1997) e o mais recente, a 7ª edição na Coreia do Sul (Daegu 2015).

O tema do 8º Fórum Mundial da Água é "Compartilhando Água", com o objetivo principal de estabelecer compromissos políticos no uso racional, na conservação, na proteção, no planejamento e na gestão da água em todos os setores da sociedade e no mundo.

Fórum, Expo, Vila Cidadã e Feira

O Fórum Mundial da Água no Brasil está organizado num Fórum para debates e consolidações de compromissos, numa Expo para apresentações de dados, informações e trabalhos desenvolvidos pelos países e entidades com preocupação ambiental, especialmente água, uma Vila Cidadã para apresentação de atividades, workshops e interatividade com o público salientando a preservação de recursos naturais e a Feira, onde empresas e entidades podem apresentar seus produtos, soluções e projetos de viabilidade e sustentável.

Vila Cidadã, pavilhão com projeção para a Asa Norte, entrada voltada para o Autódromo

Pavilhão Vila Cidadã
naruhito-principe-herdeiro-do-japao-participa-do-8o-forum-mundial-da-agua-2018-brasilia-df-vila-cidada600x312
Pavilhão Vila Cidadã - por dentro
naruhito-principe-herdeiro-do-japao-participa-do-8o-forum-mundial-da-agua-2018-brasilia-df-expo600x312
Feira - por dentro

Expo, pavilhão ao lado do Estádio Nacional, entrada principal próxima ao Centro de Convenções

naruhito-principe-herdeiro-do-japao-participa-do-8o-forum-mundial-da-agua-2018-brasilia-df-expo600x218
Pavilhão Expo

 

O Fórum e a Expo são de acesso limitado aos participantes, já a Vila Cidadã e a Feira possuem entrada franca, funcionando das 09h às 21h, até sexta-feira, 23. Localizados no espaço ao lado do Estádio Nacional de Brasília.

Saiba mais

www.worldwaterforum8.org/pt-br

naruhito-principe-herdeiro-do-japao-participa-do-8o-forum-mundial-da-agua-2018-brasilia-df600x315
naruhito-principe-herdeiro-do-japao-participa-do-8o-forum-mundial-da-agua-2018-brasilia-df600x315
Compartilhe