É hora de conhecer o Japão – by Roberto Maxwell

É hora de conhecer o Japão - by Roberto Maxwell
Teste GRÁTIS por 30 dias

Compartilhe

Estou há 14 anos no Japão e tive a oportunidade de conhecer boa parte das 47 províncias do país que tem um território equivalente ao estado brasileiro do Mato Grosso do Sul. Minha primeira formação universitária é em geografia e isso tem a ver com a minha paixão por conhecer lugares. Então, quando me mudei para o Japão em 2005, minha primeira meta era fazer uma viagem para o local mais distante que conseguisse dentro do território japonês.

Mal sabia que, 15 anos depois, esse meu interesse profundo por lugares iria se tornar meu gratificante trabalho – Roberto Maxwell

Daqui a alguns meses, o Japão volta a sediar uma Olimpíada. Os japoneses vão entrar no seleto grupo de países que sediaram por mais de uma vez os Jogos Olímpicos desde sua reinvenção, no final do século 19. O Japão tem feito de tudo para exibir um belo espetáculo e, também, já faz algum tempo que estão investindo para se tornar um destino turístico internacional. O número de visitantes estrangeiros tem subido rapidamente e cada vez mais turistas descobrem os encantos deste país que passou dois séculos (do XVII ao XIX), quase que completamente isolado do mundo.

Todo Dia é BLACK FRIDAY na Estoque | Le Lis Blanc, Bo.bô, John John, Dudalina e Rosa Chá | Aproveite! Até 70% OFF*

É hora de conhecer o Japão - by Roberto Maxwell
É hora de conhecer o Japão – by Roberto Maxwell. Foto koukichi-takahashi

Na minha opinião, o interesse internacional pelo Japão está vivendo um “boom” semelhante ao ocorrido na abertura de seus portos para o exterior. Naquela época, o que atraía os olhares dos não-nipônicos eram os ukiyo-e, xilogravuras colecionáveis que retratavam cenas do cotidiano, quase que como um álbum de figurinhas do dia-a-dia. Mas, atualmente, o que anda em destaque é a gastronomia japonesa.

Não há hoje em dia, uma grande cidade no mundo que não tenha um restaurante de sushi, vocês vão concordar! Aliás, agora mesmo, “os descolados” frequentam as casas de lámen que “bombaram” em Nova Iorque e estão ganhando, também, a Europa.

Nós, brasileiros, podemos dizer que conhecíamos isso tudo antes de virar modinha. Temos a maior colônia japonesa fora do Japão do mundo!

E esses imigrantes e seus descendentes nos ensinaram a comer sushi muito antes dos chefs descolados da “América” aparecerem estrelados nos guias culinários. Sabemos muito mais sobre a cultura japonesa do que qualquer outro país no mundo.

Aprendemos diretamente da fonte. Nossa admiração pelo Japão é tão grande que foi intrigante o resultado de uma pesquisa feita há alguns anos, em várias partes do mundo, perguntando “qual era o país que as pessoas mais admiravam”. A única nação que colocava a si mesma em segundo lugar era o Brasil. Para nós, no topo do pódio, entre os países mais admiráveis, estava o Japão.

Porém, existe um Japão que o Brasil desconhece. É o Japão que está acontecendo agora, no dia-a-dia das pessoas. Esse país vai além de tudo o que aprendemos até hoje com os nossos nipo-brasileiros e é muito mais rico e interessante do que exibem as reportagens de TV. É um Japão que poderíamos conhecer, mesmo que em parte, através de sua vibrante literatura contemporânea. Mas esses livros não chegam à nossa língua como deveriam. Mesmo os guias turísticos, caros e raros, são apenas traduções de obras estrangeiras.

Então, o único jeito de conhecer esse Japão é indo à fonte, vendo com os próprios olhos. Por isso, a partir deste mês, começo uma coluna no NIPPO Brasília sobre Viagem ao Japão. Mande suas perguntas e sugestões de assuntos. Quero colocar à sua disposição meu conhecimento e as experiências que tenho vivido aqui na Terra do Sol Nascente.

Tudo isso para te ajudar a concretizar esse sonho de cruzar meio mundo, para ver com seus próprios olhos o porquê eu deixei o país onde vivi por 30 anos, para recomeçar a vida tão longe das pessoas que eu amo e dos lugares onde eu me criei. Espero vocês. Até mais!

Saiba mais

Qual a melhor época para vir para o Japão?

Coluna Viagem ao Japão


Roberto Maxwell é jornalista e, atualmente, trabalha como consultor de projetos e acompanhante de viagens no Japão. Você pode conhecer melhor o seu trabalho no site www.tabiji.co e no Instagram @robertomaxwell.