Hoje é domingo e tem treino de Taiko! – Paulo Veil

Hoje é domingo e tem treino de Taiko! - Paulo Veil
Compartilhe

Hoje é domingo e tem treino de Taiko!

Por Paulo Veil*

Esta foto me fez ter uma breve reflexão sobre o tempo, a qual gostaria de compartilhar com vocês.

Por cerca de dez anos da minha vida, reservei algumas horas do final de semana para treinar essa dança com tambores chamada Eisaa ou “Taiko”, como popularmente chamam no Brasil. Participo do grupo RKMD (Ryūkyū Koku Matsuri Daiko), que possui filiais em todo mundo; fazemos amigos e temos experiências incríveis executando as mesmas coreografias. Durante estes dez anos, o maior tempo que fiquei sem Taiko, deve ter sido por volta de uns cinco meses, por conta de alguma lesão um pouco mais grave (ainda assim, a vontade falava mais alto, treinando machucado, por isso demorava um pouco mais para recuperar).

❤nosso ganha-pão❤

Sempre que entro no Kaikan (local de treino cedido pela ACENBVB), vem a mim o sentimento de saudades de tudo que já passei e tudo que já aprendi durante estes anos. Mário Quintana tem uma frase que é algo como

“O passado não aceita sua condição, está sempre presente”.

É assim toda vez que eu e meus amigos entramos no Kaikan. O passado sempre vem à tona, com cenas de alegria e diversão. Mas, também, cenas de conquistas em meio a lágrimas e desafios superados através do suor. Lições sobre liderança que nenhum MBA de Harvard ou Stanford poderia oferecer. Algo que, sem dúvida, recomendaria a qualquer jovem, com ou sem descendência japonesa.

Nesta reflexão sobre o tempo, penso que sinto saudades dos velhos tempos de quando comecei, mas prefiro que seja nostalgia. Momentos únicos que formaram o que sou hoje, e que reviverei no encontro com os amigos! Ao entrar no Kaikan com saudades, talvez não consiga aproveitar os treinos como são hoje e nem as coisas boas que posso aprender neste momento. Nada será como antigamente… E isso é ótimo!

Apesar de o passado teimar em estar presente, não podemos teimar em ficar no passado.

Como é bom reviver nas lembranças a nostalgia que o grupo nos dá!

Como é bom também viver cada segundo do presente!

Como é bom tocar Taiko!

—–

*Paulo Veil – Servidor público, advogado, ex-líder da filial Brasília do RKMD.
Apaixonado pela cultura japonesa e okinawana

Saiba mais

Grupo de Taiko Ryukyu Koku Matsuri Daiko – RKMD – Brasília-DF

Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Vargem Bonita – Brasília-DF (ACENBVB)

Hoje é domingo e tem treino de Taiko! - Paulo Veil
Hoje é domingo e tem treino de Taiko! – Paulo Veil