Associação Brasileira de Canção – ABRAC

Associação Brasileira de Canção - ABRAC
black november
Compartilhe

Associação Brasileira de Canção – ABRAC

Data de fundação

18/10/1986

Karaokê

Links patrocinados

Surgia, na década de 80, a “epidemia” de Karaokê. Fundos musicais tocadas em fitas K7 suscitaram uma nova forma popular de cantar música japonesa.

Vencendo fronteiras, o Karaoke tomou grande dimensão no Brasil e a tecnologia trouxe inovação no hábito dos cantores ao substituir todo um conjunto musical pela fita de Karaokê. As associações culturais japonesas abraçaram essa nova forma de cantar, incentivando promoções e shows, concursos locais e regionais, contribuindo naturalmente para melhorar as condições de canto.

ABRAC

Nessa grande motivação, criar uma Associação Brasileira de Canção Japonesa era oportuno e desejado não só pelos paranaenses, mas também, um anseio de outros estados no Brasil.

Em uma reunião informal, na residência do Sr. Jorge Kubota em Maringá-PR, os aficionados por Karaoke deram o primeiro passo para criar a Associação Brasileira de Canção Japonesa, com a seguinte liderança: Jorge Kubota, Nicolau Hirata, Eikiti Hirooka, Ricardo Origassa, Koji Watanabe, Shoro Morioka e Santo Matsuo.

No seu estatuto, sobressai o artigo visando ser a Associação Brasileira de Canção Japonesa (o Brasil Kayou Kiyokai) uma entidade promotora de eventos da canção japonesa, sem fins lucrativos, buscando fomentar o intercâmbio cultural e abrir fronteira de amizade entre seus integrantes.

Em fevereiro de 1986, decidiu-se pela realização do primeiro Concurso da ABRAC. O regulamento foi confeccionado e o I Concurso Brasileiro de Canção Japonesa (Brasil Sembatsu Kayou Taikai), foi realizado em Londrina-PR com a participação de 217 candidatos.

No dia 18 de outubro de 1986 em uma Reunião Geral, a ABRAC foi oficialmente instalada, na cidade de Paranavaí-PR.

Utilidade Pública

A ABRAC é considerada Entidade de Utilidade Pública no estado do Paraná, desde 18/12/2007.

Concursos

A ABRAC realiza o Concurso Brasileiro da Canção Japonesa (conhecido como Brasileirão), o Concurso Brasileiro de Canção Internacional e o Festival Itinerante da ABRAC.

Endereço

Telefone

Site

www.abracbrasil.com.br/

E-mail

Facebook

www.facebook.com/cancaojaponesa/

Logomarca

Associação Brasileira de Canção - ABRAC
Associação Brasileira de Canção – ABRAC

Saiba mais