Horário Brasileiro de Verão foi suspenso em 2019

Horário Brasileiro de Verão foi suspenso em 2019
Sony Store - FONES
Compartilhe

Presidente Bolsonaro assina decreto que encerra a hora de verão no Brasil

O Decreto 9.772, de 25/04/2019, pôs fim ao horário de verão no Brasil 2019/2020 que teria início em 20/10/2019 e valendo até 16/02/2020.

O que é o Horário Brasileiro de Verão?

Você já deve ter percebido que nos últimos dias o sol tem despontado mais cedo, isso é decorrente deste período do ano no hemisfério sul, entrando nas estações da primavera/verão. Do mês de outubro corrente a fevereiro do ano seguinte, o sol nasce mais cedo e o entardecer acontece mais tarde, ou seja, a inclinação do eixo da Terra em relação ao Sol faz com que recebamos luz por mais tempo.

Face a este fenômeno e para melhor aproveitamento da iluminação natural, o horário legal é antecipado em uma hora e à esta prática foi chamada de Horário de Verão.


Ganho esperado do Horário de Verão

Economia de energia elétrica é o que se espera do horário de verão, especialmente no final do dia, com a redução do consumo no período de ponta noturno. Porém, os relatórios da ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) apontam que, embora tecnicamente ainda haja economia no consumo de energia elétrica, ela não é mais tão efetiva como em tempos passados.

Muitas pessoas sofrem até o ajuste do seu ritmo biológico por esta antecipação de uma hora e, geralmente, leva-se uma semana para o organismo se acostumar. Há muita lástima e controvérsias sobre a validade do horário de verão e, de fato, não era um ganho individual, era um ganho pelo esforço coletivo, principalmente, considerando o horário de funcionamento dos grandes consumidores, como as indústrias.

Em quais estados se aplicava o Horário de Verão?

O decreto que foi revogado, estabelecia o horário de verão de forma diferente em todo o Brasil, apenas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, nos seguintes estados: DF (Distrito Federal), ES (Espírito Santo), GO (Goiás), MG (Minas Gerais), MT (Mato Grosso), MS (Mato Grosso do Sul), PR (Paraná), RJ (Rio de Janeiro), RS (Rio Grande do Sul), SC (Santa Catarina) e SP (São Paulo). Isto porque os estados próximos da linha do equador são menos afetados pela diferença do horário de iluminação.

Curiosidades

  • Bahia foi incluída nos estados com horário de verão, mas só valeu para 2011;
  • Tocantins foi incluída na relação de estados com horário de verão, e só valeu para 2012;
  • Desde 2013, retomou-se a lista original de estados de 2008;
  • O atual decreto 9.772, de 25/04/2019, que acabou com o horário de verão, também revogou outros 25 decretos sobre o horário de verão.

Como se ajustava para o início do Horário de Verão?

À meia-noite de sábado para o domingo, na data estabelecida do início do horário de verão, o relógio era adiantado em uma hora, ou seja, 00 hora ficava 01 hora.

horario-verao-relogio-adiantar

Como se ajustava para o fim do Horário de Verão?

À meia-noite de sábado para o domingo o relógio era atrasado em uma hora, ou seja, 00 hora ficava 11 horas.

horario-verao-relogio-atrasar

Saiba mais

2019, será o Fim do Horário de Verão no Brasil?!

Último anúncio de Horário Brasileiro de Verão 2018/2019