Japão oferece assistência emergencial para incêndio florestal na Amazônia

Japão oferece assistência emergencial para incêndio florestal na Amazônia
Links patrocinados
Compartilhe

Japão oferece assistência emergencial para incêndio florestal na Amazônia

Assistência de emergência para incêndios na floresta amazônica na República Federativa do Brasil.

Em comunicado, o Ministério dos Assuntos Exteriores do Japão informa que o Governo Japonês fornecerá ajuda emergencial (na forma de tendas, colchonetes e outros itens materiais), através da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), em resposta à solicitação do Governo da República Federativa do Brasil relativa ao incêndio florestal na Amazônia.

O Japão decidiu propiciar esse auxílio de emergência considerando suas tradicionais relações de amizade com o Brasil e como parte do esforço da comunidade internacional no combate do fogo na floresta amazônica discutido na cúpula do G7 em Biarritz, França.

Estoque Outlet Oficial | Dudalina Feminino Com Até 80% OFF | Peças Selecionada | Aproveite Frete Grátis*

Nota original (inglês) https://www.mofa.go.jp/press/release/press4e_002622.html

Focos de incêndio

A quantidade de focos de incêndio registrados na região amazônica em 2019 é um dos piores dos últimos anos. Especialistas atribuem esse número ao aumento do desmatamento, que contribui com material combustível para o fogo. Os meses de agosto e setembro, os mais secos, favorecem as queimadas, seja acidental ou provocado. Áreas desmatadas precisam ser “limpas” e queimar o material orgânico já seco é uma das práticas costumeiras após o desmatamento. Uma clara correlação entre desmatamento e fogo. No entanto, há de se considerar que algumas queimadas e desmatamentos podem ser realizados dentro da legalidade. (Nota técnica do IPAM ago/2019 na íntegra [PDF]).

Saiba mais

Doação de equipamentos do Governo Japonês para o combate aos incêndios florestais na região amazônica

Embaixada do Japão no Brasil [在ブラジル日本国大使館] – Brasília-DF

JICA Brasil – Agência de Cooperação Internacional do Japão