Japão oferece assistência emergencial para incêndio florestal na Amazônia

Japão oferece assistência emergencial para incêndio florestal na Amazônia
Ironman SKY 3

Compartilhe

Japão oferece assistência emergencial para incêndio florestal na Amazônia

Assistência de emergência para incêndios na floresta amazônica na República Federativa do Brasil.

Em comunicado, o Ministério dos Assuntos Exteriores do Japão informa que o Governo Japonês fornecerá ajuda emergencial (na forma de tendas, colchonetes e outros itens materiais), através da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), em resposta à solicitação do Governo da República Federativa do Brasil relativa ao incêndio florestal na Amazônia.

O Japão decidiu propiciar esse auxílio de emergência considerando suas tradicionais relações de amizade com o Brasil e como parte do esforço da comunidade internacional no combate do fogo na floresta amazônica discutido na cúpula do G7 em Biarritz, França.

CIELO MINI ZIP! Compre a sua 12x R$4,90

Nota original (inglês) https://www.mofa.go.jp/press/release/press4e_002622.html

Focos de incêndio

A quantidade de focos de incêndio registrados na região amazônica em 2019 é um dos piores dos últimos anos. Especialistas atribuem esse número ao aumento do desmatamento, que contribui com material combustível para o fogo. Os meses de agosto e setembro, os mais secos, favorecem as queimadas, seja acidental ou provocado. Áreas desmatadas precisam ser “limpas” e queimar o material orgânico já seco é uma das práticas costumeiras após o desmatamento. Uma clara correlação entre desmatamento e fogo. No entanto, há de se considerar que algumas queimadas e desmatamentos podem ser realizados dentro da legalidade. (Nota técnica do IPAM ago/2019 na íntegra [PDF]).

Saiba mais

Doação de equipamentos do Governo Japonês para o combate aos incêndios florestais na região amazônica

Embaixada do Japão no Brasil [在ブラジル日本国大使館] – Brasília-DF

JICA Brasil – Agência de Cooperação Internacional do Japão