Nigauri – Melão-de-são-caetano
苦瓜

O Nigauri é conhecido, também, como Nigagori, ou Goya (pelos okinawanos) e Melão-de-são-caetano, no Brasil.
O nome Nigauri vem do japonês, “nigai” (amargo) mais “uri” (pepino). O legume é colhido e consumido verde, possui textura crocante e um acentuado sabor amargo. É um dos ingredientes da culinária japonesa e indispensável para a culinária de Okinawa, que a preparam no “goya champuru“, um refogado de nigauri com carne de porco, tofu e ovos.
Cientificamente falando, trata-se da Momordica charantia, do gênero momordica, família Cucurbitaceae. Então, o melão-de-são-caetano é parente da abóbora, melão, melancia, pepino e outros de haste rastejante.

Curiosidade
O nigauri é originário da Índia, foi introduzido na China no século 14 e é amplamente utilizado na cozinha asiática. O legume, quando maduro, abre-se expondo vistosas sementes vermelhas, que são comestíveis e de sabor suave.
O nome dado ao legume no Brasil deve-se aos escravos, que a trouxeram da África e a plantaram ornamentando uma capelinha cujo padroeiro era São Caetano. Como os “frutos” eram parecidos com o melão, derivou-se o nome de melão-de-são-caetano.
Saiba mais
Ingredientes
Culinária Japonesa
Pratos Japoneses