Menu fechado

Receita de Massa para Tempura

Receita japonesa de Massa para Tempura
Compartilhe

O Tempura

O Tempura é uma fritura japonesa cujos ingredientes são cobertos com uma massa e fritos em óleo. Em japonês, a pronúncia adequada é “tempurá”.

A massa do tempura ajuda na desidratação do alimento em óleo bem quente, o que o faz deliciosamente crocante e suculento. A receita é simples, originalmente não leva sal ou outros condimentos, pois o Tempura é tipicamente servido com molho de soja (Shoyu) ou como acompanhamento de outros pratos.

Receita japonesa de Massa para Tempura
Receita japonesa de Massa para Tempura – Pixabay/takedahrs

Qualquer alimento pode feito como Tempura, os legumes, suas folhagens e frutos-do-mar, combinam muito bem. Tipicamente são feitos Tempura de Legumes, isolados ou misturados de vagem, cenoura, bardana (Gobo), cebola, quiabo; o tradicional Tempura de Camarão, também com peixe, Kani-Kama e outros frutos do mar.


Na culinária caseira japonesa, uma tempura muito apreciado é a de berinjela, junto com o mix de legumes em palitos finos. Experimente, também, um tempura com as folhas da cenoura.

Kakiage

Kakiage de Milho - Tōmorokoshi no Kakiage
Kakiage de Milho – Tōmorokoshi no Kakiage – Foto Hisayoshi Muto

Particularmente, quando se prepara um tempura com um punhado de ingredientes soltos ou picados, ou ainda um “mix” deles, dá-se o nome de Kakiage. Veja aqui um Tōmorokoshi no Kakiage ou o delicioso Tempura de Milho.

Ingredientes da Massa de Tempura

  • 01 ovo
  • 01 xícara de água
  • 01 xícara de farinha de trigo peneirada

Preparo da massa

  • Para obter um tempura mais crocante, esfrie o ovo, a água e a farinha de trigo, na geladeira.
  • Em uma tigela média misture bem o ovo e a água. Adicione a farinha de trigo peneirada aos poucos para formar uma mistura homogênea e não bata demais. Use sempre a massa fresca e fria, tornando a fazer mais se necessário.
  • Passe os ingredientes na massa e frite aos poucos em óleo bem quente.

Dicas de fritura

  • Utilize bastante óleo para manter a temperatura e use uma panela funda.
  • Para verificar a temperatura apropriada, deixe cair um pouco da massa no óleo quente. Se a massa mergulhar até a metade do nível do óleo e voltar à superfície a temperatura está ideal. Se permanecer mergulhado é sinal de que óleo está frio, porém, se ficar borbulhando logo na superfície, já está quente demais.
  • Quando estiver retirando a fritura, não sacuda demais, simplesmente, retire do óleo e espere escorrer.

Saiba mais

Culinária Japonesa

Pratos Japoneses

Kakiage de Milho – Tōmorokoshi no Kakiage

2 Comentários

  1. Maria Helena Cadete

    Gostei imensamente de “Voe mais alto…”, tudo que você afirma é pura verdade, li e vou sempre lembrar dos seus lembretes. obrigada.

Comentários estão fechados.