Debate Japão Atual: Migração Internacional, Diversidade Étnica e Cultural – 19/10/2018 – São Paulo-SP

Debate Japão Atual: Migração Internacional, Diversidade Étnica e Cultural - 19/10/2018 - São Paulo-SP
17º Bon Odori 2019 ANBG - Goiânia-GO
Compartilhe

Data/Hora 19/10/2018 / 19:00 - 21:00

Local (MAPA e EVENTOS programados)
Mapa Japan House - São Paulo-SP
Av. Paulista, 52 - São Paulo-SP


Debate Japão Atual: Migração Internacional, Diversidade Étnica e Cultural – 19/10/2018 – São Paulo-SP

Lili Kawamura (Brasil), Machiyo Kotani (Japão) e Anna Sera (Estados Unidos) analisarão a formação da sociedade multicultural no Japão, a partir do caso brasileiro.

Sunglass Hut - BR

Com foco em questões como trabalho, educação e formação cultural a partir do fluxo de pessoas, as pesquisadoras debaterão as tendências sobre a presença dos brasileiros e outros grupos estrangeiros no Japão. Através de um tema e da questão global das migrações internacionais, a conversa tem como objetivo abordar a dimensão cultural e social da diversidade étnica e debater o mito da homogeneidade na sociedade nipônica.

Durante o evento, também, será apresentada uma análise da sociedade multicultural no Japão.

”A população de origem estrangeira vem crescendo no arquipélago, salientando a questão das diversidades étnicas numa sociedade tradicionalmente conhecida como homogênea”, afirmam as pesquisadoras.

Com foco em três atividades sociais – o movimento de pessoas, a educação e o trabalho, as palestrantes apresentarão dados sobre a população de estrangeiros no Japão, com descrição mais detalhada para o caso dos brasileiros.

Também serão apresentados e discutidos alguns exemplos de como estes grupos são retratados nas mídias japonesas.

Participantes

Debate Japão Atual: Migração Internacional, Diversidade Étnica e Cultural. Lili Kawamura (Brasil), Machiyo Kotani (Japão) e Anna Sera (Estados Unidos)
Debate Japão Atual: Migração Internacional, Diversidade Étnica e Cultural. Lili Kawamura (Brasil), Machiyo Kotani (Japão) e Anna Sera (Estados Unidos)

Lili Kawamura – Doutora em Sociologia (USP), Livre-Docente em Educação (UNICAMP), Pós-Doutorado (Universidade de Nagoya, Japão). Foi Professora Associada da UNICAMP, Professora Visitante na Universidade de Tsukuba (Japão), Professora Visitante na Universidade de Tenri (Japão) e Professora Colaboradora da Universidade de Estudos Estrangeiros de Kyoto (Japão). Atualmente é pesquisadora e escritora sobre Migrações Internacionais: Brasil-Japão. É autora dos livros “Para onde vão os Brasileiros?”, da editora UNICAMP, e “Nihon Shakai to Burajirujin Imin (Sociedade Japonesa e Imigrantes Brasileiros)”,  editora Akashi Shoten (Japão), além de artigos sobre o tema de sua pesquisa em livros e revistas nacionais e internacionais até o ano corrente.

Machiyo Kotani – Pesquisadora no Centro de Estudos Nipo-Brasileiros de São Paulo. Doutoranda na Universidade de Kobe (Japão) e estuda Geografia Social e Estudos Urbanos. Sua linha de pesquisa principal concentra-se na precarização de trabalho e mobilidade de trabalhadores. Nascida em Gifu, uma área de grande concentração de brasileiros no Japão, fez graduação em Língua e Cultura na Universidade de Kansai Gaidai e mestrado em Língua e Cultura na Universidade de Osaka (Japão). Atuou como professora em escola de língua japonesa e também voluntária de ONG para crianças imigrantes no Japão.

Anna Sera – Doutoranda na Indiana University, nos Estados Unidos, nos programas de Sociologia e Estudos de Políticas Educacionais e pesquisadora no Centro de Estudos Nipo-Brasileiros de São Paulo. Atuou como professora em escola brasileira no Japão e também fez parte de iniciativas para o auxílio de crianças imigrantes no Japão e Estados Unidos. Sua linha de pesquisa principal concentra-se na educação de estudantes imigrantes e sua integração sociocultural nas escolas e na sociedade em geral. Natural de São Paulo, Anna fez graduação em Educação na Universidade de Hiroshima (Japão) e mestrado em Políticas Públicas Educacionais na Universidade de Stanford (Estados Unidos).

Data

Dia 19/10/2018, sexta-feira, a partir das 19h

Local

JAPAN HOUSE São Paulo
Av. Paulista, 52 – Bela Vista
São Paulo-SP

Ingresso

Gratuito (necessário retirar senha uma hora antes do evento, no local)

Informações

http://fjsp.org.br/agenda/debate-internacional-diversidade-etnica-na-sociedade-japonesa/

Saiba mais

Fundação Japão – São Paulo-SP

Centro de Estudos Nipo-Brasileiros – CENB – São Paulo-SP

JAPAN HOUSE São Paulo – São Paulo-SP

Debate Japão Atual: Migração Internacional, Diversidade Étnica e Cultural - 19/10/2018 - São Paulo-SP
Debate Japão Atual: Migração Internacional, Diversidade Étnica e Cultural – 19/10/2018 – São Paulo-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *