Menu fechado

Exposição Parade – um pingo pingando, uma conta, um conto, de Yuko Mohri – Japan House – São Paulo-SP

Exposição Parade - um pingo pingando, uma conta, um conto, de Yuko Mohri - Japan House - São Paulo-SP
Compartilhe

Data/Hora 31/08/2021 - 14/11/2021 / 09:00 - 18:00

Local (MAPA e EVENTOS programados)
Mapa Japan House - São Paulo-SP

A Japan House São Paulo apresenta a exposição individual inédita da artista visual Yuko Mohri, sob o nome ‘Parade – um pingo pingando, uma conta, um conto’.

As instalações da artista japonesa apresentam ideias como transitoriedade e impermanência, conceitos presentes na cultura nipônica, criando ecossistemas compostos por esculturas cinéticas e sonoras. Esta exposição integra a rede de colaborações da 34ª Bienal de São Paulo – Faz escuro mas eu canto, que acontece a partir de 4 de setembro de 2021.


A obra “Parade – um pingo pingando, uma conta, um conto” é uma instalação criada especialmente para a Japan House São Paulo, exaltando a filosofia japonesa “you no bi” – que valoriza a “beleza dos objetos cotidianos”. Consiste em uma engenhoca desenvolvida pela artista com a ajuda de engenheiros, cuja leitura digital dos desenhos de uma toalha de mesa com estampas de frutas, provoca o acionamento inusitado de inúmeros objetos, como uma luz que acende e apaga, espanadores que pulam, um acordeão que parece ganhar vida própria. Todos os objetos são fruto das coletas de Yuko ao redor do mundo.

A instalação “Moré Moré”, traz questões envolvendo a impermanência e a transitoriedade, temas recorrentes na trajetória da artista Yuko Mohri. Nesta obra, vazamentos e a tentativa de contê-los faz com que a água circule novamente pelo sistema danificado. Esta ideia surgiu a partir de registros fotográficos feitas pela artista dos frequentes vazamentos de água no metrô de Tóquio, em 2009, onde as equipes das estações usavam uma variedade de recipientes, incluindo garrafas, baldes, guarda-chuvas e tubos para conter o fluxo. Estas observações inspiraram a artista a criar suas próprias esculturas que vazam e seus remendos, estruturas que se tornaram cada vez mais elaboradas ao longo dos anos.

Yuko Mohri

A arte peculiar de Yuko Mohri é reconhecida em países como Japão, França e Inglaterra, e tem crescido nos últimos anos. Destaque para “SP. by yuko mohri” (Ginza Sony Park, Tóquio, 2020) e “Voluta” (Camden Art Centre, Londres, 2018) e coletivas “Japanorama: New Vision on Art since 1970” (Centre Pompidou-Metz e Biennale d’Art Contemporain de Lyon, França, 2017).

Foi agraciada com o “Grande Prêmio” no “Nissan Art Award – 2015”, o “Culture and Future Prize” no “Kanagawa Culture Award – 2016” e o “Prêmio de Melhor Artista Jovem” do “67º Prêmio do Ministro da Educação para Belas Artes – 2017” do governo japonês. Em 2018, foi escolhida como representante japonesa do Programa de Intercâmbio Cultural para o Leste Asiático da Agência de Assuntos Culturais do governo japonês, passando uma temporada na China.

Yuko Mohri é uma das artista internacionais convidadas da 34ª Bienal de Arte de São Paulo (que acontece de 4 de setembro a 5 de dezembro de 2021, no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, no Parque Ibirapuera). A artista também esteve presente na exposição coletiva Vento, realizada em 2020, como parte da programação da 34ª Bienal.

Participe também da palestra única Palestra JHSP “Yō no bi – a beleza nos objetos do cotidiano” 04/11/2021 Online que fala sobre a importância dos objetos cotidianos no trabalho da artista Yuko Mohri e o conceito Yō no bi.

Data

De 31/08/2021, terça-feira, a 14/11/2021, domingo

  • Terça a sexta-feira, das 10h às 17h
  • Sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h

Local

JAPAN HOUSE São Paulo-SP
Av. Paulista, 52 – Bela Vista
São Paulo-SP

Ingresso

Entrada franca

Informações

Leia mais sobre a exposição no site da Japan House São Paulo em https://www.japanhousesp.com.br/exposicao/parade-um-pingo-pingando-uma-conta-um-conto-yuko-mohri/

Realização

JAPAN HOUSE São Paulo – São Paulo-SP

Saiba mais


JHSP, Yō no bi, Yuko Mohri
Mais eventos, clique nas categorias Eventos sugeridos

Exposição "Kumihimo - Trançado japonês com seda" - Japan House - São Paulo-SP

24/05/2022 - 28/08/2022 São Paulo-SP, 24/05/2022 - 28/08/2022
Exposição "Kumihimo - Trançado japonês com seda" - Japan House - São Paulo-SP

Exposição Japonésia - Japan House Recife-PE

22/06/2022 - 28/08/2022 Recife-PE, 22/06/2022 - 28/08/2022
Exposição Japonésia - Japan House Recife-PE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.