Minicurso “Quebrando com o ‘Feudalismo’ Japonês” 2020 UFPR – Online

Minicurso "Quebrando com o 'Feudalismo' Japonês" 2020 UFPR - Online

Compartilhe

Data/Hora 03/09/2020 - 15/09/2020 / Dia todo

Local (MAPA e EVENTOS programados)
Mapa Universidade Federal do Paraná UFPR - Curitiba-PR

Venha conosco nesta jornada virtual do NEJAP conhecer um pouco mais sobre o mundo do Japão medieval Quebrando com o “Feudalismo Japonês”: Shōen-Kokugaryō, o Regime de Terras do Medievo Japonês, um minicurso do evento “Diálogos sobre História – Ciclo de Minicursos Online da UFPR”, ministrados por Kauê Otávio (Graduando, UFSC), Guilherme Nercolini Miranda (Doutorando, UFPR) e Amanda Midori Oya (Graduanda, UFSC).


Os minicursos ficarão disponíveis online de 03 a 30 de setembro de 2020. O acesso é restrito aos inscritos e pode conferir certificado de participação. As inscrições são gratuitas e abertas ao público até o dia 15 de setembro!

Shōen-Kokugaryō, o Regime de Terras do Medievo Japonês

O minicurso apresenta de modo didático o regime de terras predominante ao longo do medievo japonês (aqui compreendendo os séculos XII-XV), conhecido como shōen-kokugaryō, e as ligações de tal regime com a política, guerra, e estrutura social no Japão, tratando de temas como o declínio do poder aristocrático e ascensão dos samurais, relações centro-periferia, variações regionais do shōen-kokugaryō e outros tópicos pertinentes. Também, através de documentos jurídico-administrativos traduzidos por Jeffrey P. Mass, será feito um breve panorama da década de 1960 aos dias de hoje. Os pontos nodais de maior importância serão as mudanças do sistema de terras nos séculos XIII, XIV e XV, ligando-os às particularidades sócio-políticas de cada tempo.

Conteúdo programático

O sistema shōen-kokugaryō: origens; o primeiro bakufu e a ascensão dos jitō e shugo; mudanças no sistema shōen-kokugaryō ao longo do século XIII; ascensão dos akutō e tōzama; mudanças no sistema shōen-kokugaryō ao longo do século XIV; ascensão dos shugo-daimyō; ikki, miuchi, myōshu e outros meios de subordinação e resistência; declínio do sistema shōen-kokugaryō no século XV; variações regionais do sistema shōen-okugaryō (Kinai, Kantō, Kyūshū).

Data

De 03/09/2020, quinta-feira, a 15/09/2020, terça-feira

Local

Universidade Federal do Paraná UFPR – Curitiba-PR
Rua General Carneiro, 460
Curitiba-PR

Online

O link de acesso é disponibilizado apenas para os inscritos.

Ingresso

Inscrições pelo site www.dialogoshistoriaufpr.com.br

  • O evento é gratuito e aberto ao público em geral.
  • As inscrições terminam no dia 15 de setembro.
  • O participante poderá ver os minicursos GRAVADOS em qualquer horário pelo Youtube do dia 03 ao dia 30 de setembro. Não serão Lives.
  • Cada minicurso, que terá a duração de 2 a 4 horas, conferirá aos participantes um CERTIFICADO de 6 horas emitido pela Universidade Federal do Paraná, o qual, a depender do caso, poderá ser aproveitado para o cumprimento de Atividade Acadêmica Complementar (AAC) e afins (ver condições no link abaixo).
  • O participante pode se inscrever em quantos minicursos tiver interesse, mas, para cada minicurso, será necessário o preenchimento de uma inscrição individual.

Informações

http://www.dialogoshistoriaufpr.com.br/

[email protected]

Realização

Universidade Federal do Paraná UFPR – Curitiba-PR

Saiba mais

 


  • Sem Categorias

Eventos sugeridos

Concertos solo Música no Castelo - Fundação Japão 2020 - Online

15/09/2020 - 20/12/2020 São Paulo-SP, 15/09/2020 - 20/12/2020
Concertos solo Música no Castelo - Fundação Japão 2020 - Online

46 anos Tai Chi Chuan 2020 Semana Comemorativa Virtual - Brasília-DF Online

21/09/2020 - 27/09/2020 Brasília-DF, 21/09/2020 - 27/09/2020
46 anos Tai Chi Chuan 2020 Semana Comemorativa Virtual - Brasília-DF Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *