Palestra “A sociedade japonesa atual e a coexistência multicultural – experiência brasileira no Japão” 20/02/2019 – São Paulo-SP

Palestra "A sociedade japonesa atual e a coexistência multicultural - experiência brasileira no Japão" 20/02/2019 - São Paulo-SP
Links patrocinados
Compartilhe

Data/Hora 20/02/2019 / 19:00 - 20:00

Local (MAPA e EVENTOS programados)
Mapa Japan House - São Paulo-SP
Av. Paulista, 52 - São Paulo-SP


Palestra “A sociedade japonesa atual e a coexistência multicultural – experiência brasileira no Japão” 20/02/2019 – São Paulo-SP

O pesquisador japonês Shigehiro Ikegami, é um especialista em assuntos relacionados à comunidade de brasileiros que vivem no Japão, notadamente em questões sobre educação.

Todo Dia é BLACK FRIDAY na Estoque | Le Lis Blanc, Bo.bô, John John, Dudalina e Rosa Chá | Aproveite! Até 70% OFF*

Ikegami irá apresentar dados sobre a situação dos brasileiros no Japão, abordando o resultado de estudos e levantamentos sobre instituições que oferecem auxílio às famílias de estrangeiros. Ilustrará ações de NPO (Non-Profit Organization – Organização sem Fins Lucrativos) e universidades na assistência educacional, oferecida na região oeste da província de Shizuoka, com enfoque especial às atividades exercidas por universitários brasileiros no Japão.

O evento também contará com a participação de Marlucia Silva Vieira, representante do Coletivo Si, Yo Puedo, que presta assistência a imigrantes na cidade de São Paulo. Marlucia participará da palestra do Prof. Ikegami relacionando as atividades e ações promovidas pelo Coletivo às informações apresentadas pelo pesquisador, promovendo uma troca entre as ações de diferentes grupos que têm, em comum, questões multicultural e migratória.

“Há casos de filhos de brasileiros que ingressam em universidades japonesas e participam ativamente da sociedade japonesa, bem como existem jovens que se afastam da educação nas escolas, vivendo situação semelhante à geração de seus pais, submetendo-se ao emprego incerto em fábricas, sem domínio da língua portuguesa ou japonesa”, revela Ikegami.

Ikegami explica, também, que ainda que as ações das comissões educacionais e das escolas tenham avançado nesses 30 anos, ainda não se pode dizer que são suficientes.

“A realidade é dura para atingir o sucesso na educação dos filhos de brasileiros, especialmente sem o auxílio de uma NPO, que oferece aulas de japonês e acompanhamento dos estudos.”

O evento é gratuito, acontecerá em japonês, com tradução consecutiva para o português, com vagas limitadas. Interessados deverão retirar senhas uma hora antes do evento, no local.

Data

Dia 20/02/2019, quarta-feira, a partir das 19h

Local

JAPAN HOUSE São Paulo-SP
Av. Paulista, 52 – Bela Vista
São Paulo-SP

Ingresso

Gratuito (a senha deve ser retirada na recepção, uma hora antes)

Informações

Palestra da Fundação Japão na Japan House

Saiba mais

Fundação Japão – São Paulo-SP

JAPAN HOUSE São Paulo – São Paulo-SP

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *