bolsa-de-estudos-shoei-para-jovens-decasseguis-inscricoes-ate-28-02-2018-600x315

Bolsa de Estudo Shoei para jovens decasseguis – Inscrições até 28/02/2018

Compartilhe

Bolsa de Estudo Shoei para jovens decasseguis – Inscrições até 28/02/2018

bolsa-de-estudos-shoei-para-jovens-decasseguis-inscricoes-ate-28-02-2018-600x315
bolsa-de-estudos-shoei-para-jovens-decasseguis-inscricoes-ate-28-02-2018-600×315

A Bolsa de Estudo Shoei para jovens decasseguis é um programa administrado pelo CIATE – Centro de Informação e Apoio ao Trabalhador no Exterior, em conjunto com a Fundação Kunito Miyasaka. Trata-se de uma bolsa destinada a jovens decasseguis ou seus dependentes, estudantes universitários no Brasil.

História

A Bolsa de Estudo Shoei foi constituída graças a doação da empresa têxtil japonesa Shoei, cuja atividade começou na década de 60 como uma das sócias da Bratac (Sociedade Colonizadora do Brasil, criada em 1929), desenvolvendo atividades no setor produtivo e industrial.


Em idos de 2000, ao fechar a filial no Brasil, a Shoei destinou parte dos recursos financeiros remanescentes no auxílio das atividades da comunidade nipo-brasileira, constituindo assim a Bolsa de Estudo que leva o nome da extinta Shoei.

Requisitos

Podem candidatar-se à bolsa de estudos Shoei os jovens decasseguis ou filhos de decasseguis que devem, não ter diploma universitário, estar matriculado em curso universitário no Brasil, com até 35 anos de idade, ter sido decassegui e/ou ter vivência escolar no Japão por no mínimo um ano (retornado ao Brasil nos últimos 10 (dez) anos anteriores à data da concessão da bolsa – no caso de filho de Decassegui, admite-se a possibilidade de ainda os pais continuarem trabalhando no Japão) e comprovar baixa renda familiar. Além disso, não poderá estar recebendo outro auxílio similar (de entidades públicas ou privadas, ou auxílio educacional da empresa onde trabalha ou da própria universidade).

Ao bolsista é oferecida uma ajuda mensal equivalente a um salário mínimo brasileiro, reajustada conforme as normas vigentes.

A bolsa é concedida até o término do curso de graduação, mediante a observância de demonstração explícita de interesse aos estudos, apresentação de relatório trimestral das atividades realizadas durante curso, apresentação dos documentos comprovando aprovação anual e/ou semestral e disposição em auxiliar nos eventos promovidos pelo CIATE conforme solicitação da diretoria.

Inscrições

As inscrições poderão ser feitas de 01 a 28 de fevereiro de 2018, das 9h às 17h, no CIATE – Rua São Joaquim, 381 – 1º andar – Sala 11 – Liberdade – SP
(próximo à estação São Joaquim do Metrô).

Informações

(11) 3207-9014

[email protected]

Saiba mais

CIATE – Centro de Informação e Apoio ao Trabalhador no Exterior – São Paulo

Fundação Kunito Miyasaka – FKM – São Paulo-SP

 

Compartilhe