Menu fechado

1º Tooro Nagashi no Festival do Japão Brasília

1º Tooro Nagashi no Festival do Japão Brasília
Compartilhe

Por Mamoru Matsuda

Quando já não se esperava o Festival do Japão Brasília em 2020, eis que a organização finalmente decide realizá-la no formato online, pela Internet, mas, com venda dos produtos culinários mediante entrega (Drive Thru) ou retirada no local.

Festival do Japão Brasília é o maior festival da cultura japonesa do Centro-Oeste e precisou ser cancelado tendo em vista a preocupação com a saúde face a pandemia do novo coronavírus. O Festival do Japão em Brasília é muito esperada e por um grande público, uma das poucas oportunidades do brasiliense vivenciar as atrações e as comidas típicas da terra do Sol Nascente. Preces atendidas, o Festival do Japão Brasília será virtual pelo Youtube e com novidades.


Festival do Japão Brasília “BONENKAI”

Alguém deve ter notado a palavra “Bonenkai” neste festival do japão de 2020. Bonenkai é a comemoração típica dos japoneses como preparativo para o encerramento do ano. Nesta oportunidade, a comunidade se reúne em uma grande festa cujo principal objetivo é se livrar dos maus sentimentos acumulados durante o ano, eliminar as diferenças e animosidades, perdoar e ser perdoado, desapegar-se de sentimentos mesquinhos, “lavar a alma”. Tudo isso para iniciar o novo ano com o sentimento leve, com o coração aberto, porque mais um ano de novas oportunidades está por vir.

Como é de tradição no Bonenkai, é esperada a seguinte saudação:

“kotoshimo osewani narimashita”  e “rainenmo yoroshiku onegaishimasu” (vide aqui o significado)

Programação

Na versão online do 9° Festival do Japão Brasília estão programadas a presença virtual de esportistas, artistas nacionais e internacionais, dança, Taiko (percussão japonesa), gastronomia, oficinas, entrevistas, concurso de Cosplay, campeonato de jogos e muito mais.

A live será no próximo sábado, dia 05 de dezembro, de 16h às 20h no canal do Youtube do festival

Tooro Nagashi

Todos sabemos a importância dos ancestrais na cultura oriental e as várias homenagens que são celebradas no Japão. No Tooro Nagashi, os japoneses lançam lanternas flutuantes, iluminadas por uma vela, com o registro dos nomes dos falecidos, para que a luz possa guiar o seu caminho, trazendo-lhes paz. Lançados na água ao entardecer, inúmeros pontos flamejantes são levados pelo curso d’água até desaparecerem no escuro.

Filmagem da cerimônia Tooro Nagashi será exibido no Youtube do Festival do Japão Brasília, dia 05/12, a partir das 16h

Esta é a primeira vez que o culto é celebrado em Brasília e segundo a organização, mais de 3,2 mil almas foram homenageadas por amigos e famílias que perderam seus entes queridos em 2020. É esperado que o Tooro Nagashi venha a ser realizado anualmente, cujo mês de referência e agosto. Fique atento às nossas publicações para poder participar nos próximos anos (site, Instagram, Facebook, Twiter, Pinterest – estamos em todas as redes sociais).

Gastronomia Delivery

Falar em festa japonesa é lembrar daquela tradicional e irresistível comida japonesa – já decorou os nomes?! Yakisoba, Sushi, Sashimi, Tempura, Udon, Lamen, Takoyaki, Katsudon… Os serviços esarão disponíveis para o almoço e jantar nos dias 05 e 06 de dezembro. As opções somente estão disponíves por Delivery ou Drive-Thru (com retirada na Casa do Estudante Nipo-Brasileiro, localizado na 611 da Asa Norte). Os pedidos devem ser feitos diretamente nos estandes tradicionais, que em todos os anos estão presentes no Festival do Japão.

Veja mais informações em 9º Festival do Japão Brasília 2020 Bonenkai – Brasília-DF Online/Delivery e em Yakisoba da Casa Nipo dez/2020 – Brasília-DF – Retirada/Delivery

Hulda Rode (61) 9.8310-7306
Atendimento à imprensa