2019, será o Fim do Horário de Verão no Brasil?!

2019, será o Fim do Horário de Verão no Brasil?!
Compartilhe

2019, será o Fim do Horário de Verão no Brasil?!

Em 2018, o horário de verão brasileiro começou com atraso.

Atendendo ao pedido do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o então Presidente Michel Temer, adiou o início do horário de verão para 04/novembro (oficialmente – veja mais aqui). Houve ainda outra especulação para adiar ainda mais, para 18/11, desta vez por conta do ENEM. Algumas mídias até chegaram a anunciar a nova data que, porém, nunca foi sancionada.

Análises do setor elétrico

Oakley BR

Em todos anos, o setor elétrico faz uma análise das vantagens e desvantagens do horário de verão, isto é, adiantando em uma hora o relógio para melhor aproveitar a iluminação do sol.

Ganho. A vantagem do horário de verão é decorrente do horário de pico comercial/industrial, cuja economia propicia provisionamento de recursos no setor. Porém, por outro lado, sofre a população que precisa acordar mais cedo e no escuro, sobressaindo a dúvida

“como pode gerar economia de energia se acendemos as luzes mais cedo?!”.

De outro lado, aproveitamos melhor o final de tarde para passeios, mais convívio familiar, esportes, etc. Mas, isso é compensatório? Há muitas reclamações nesse sentido…

Perdas. Repentinamente, começar a acordar uma hora mais cedo não é fácil. Sonolência, indisposição, corpo mole, dor de cabeça, são sintomas que muitas pessoas sofrem até adaptar-se ao novo horário, algo que pode levar cerca de uma semana, segundo os médicos. Outros argumentam a maior exposição de risco ao sair ainda no escuro. E uma ideia que fica é como economizamos se usamos as luzes mais cedo, também?

Resultados. As análises do setor elétrico vem apontando que a economia obtida pelo horário de verão no Brasil é cada vez menor.

Naturalmente, independente do horário de verão, consumimos mais energia. Mais calor, mais frio, mais comodidade. Para nosso conforto, instalamos ar condicionado, fazemos uso de aquecedor elétrico, temos mais geladeiras e freezers, fogão elétrico, filtro com água gelada, mudamos para prédios com elevador e assim por diante; sempre que podemos, queremos mais facilidade. E o preço disso tudo é mais consumo de energia.

E então?! Diante da mudança do padrão de consumo da população brasileira, a economia gerada pelo horário de verão dá indícios de que é irrelevante. Embora ainda haja economia, tecnicamente falando, há que se avaliar outros fatores e consequências e decidir se é compensatório. Portanto, a decisão de estabelecer futuros Horários de Verão no Brasil deixa de ser técnico e passa a ser político.

O novo Presidente, Jair Bolsonaro, e sua equipe é que decidirão o futuro do horário de verão no Brasil.

Comente, manifeste seu ponto de vista, compartilhe. Tudo indica que chegamos ao Fim do Horário de Verão no Brasil… e você, o que acha?!

Saiba mais

Fim do Horário Brasileiro de Verão 2018/2019

Horário Brasileiro de Verão 2018/2019 vai começar em 04/novembro

 

2 pensamentos em “2019, será o Fim do Horário de Verão no Brasil?!”

Os comentários estão desativados.