Akiyoshi Shikada, vida dedicada à comunidade nikkey – 1936-2018 – Rio de Janeiro-RJ

Akiyoshi Shikada, vida dedicada à comunidade nikkey - 1936-2018 - Rio de Janeiro-RJ
Anúncios
Festival da Cerejeira, Sakura Matsuri e Hanami
Compartilhe

Akiyoshi Shikada, vida dedicada à comunidade nikkey – 1936-2018 – Rio de Janeiro-RJ

Por Teruko Okagawa Monteiro*

Carismático e comunicativo, Akiyoshi Shikada conhecia os integrantes da comunidade local pelos seus nomes e cargos, era assim que ele os apresentava às personalidades que visitavam o Rio de Janeiro. Como presidente da RenmeiAssociação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Estado do Rio de Janeiro, conclamou brindes ao imperador do Japão nas comemorações de aniversário no Consulado Geral do Japão. Foi Shikada san, também, que agradeceu ao primeiro-ministro japonês Shinzo Abe a visita à comunidade, quando participou do encerramento das Olimpíadas Rio 2016.

Formando um admirado casal, Sanae Shikada acompanhou o marido em incontáveis eventos, sempre disposta e gentil: ora como querida primeira-dama, ora de avental preparando iguarias japonesas.

Anúncios

A esposa, as filhas Lenise e Carla, as netas Amanda Mayumi/pai Paulo de Oliveira e Rafaela/pai Katusuke Ikeda, genro Mauro Sérgio Pessoa receberam imenso carinho dos amigos, na Rio Nikkei, em 27 de maio, após culto celebrado pelo pastor Shinji Kanno da Igreja Holiness de Niterói; igualmente, ao término da missa em 1º de junho de 2018, na Igreja NSra. da Glória do Largo do Machado. Akiyoshi Shikada, exemplo e estímulo, viverá pelos seus belos feitos nos corações, nas obras e nos ensinamentos.

Síntese biográfica de Akiyoshi Shikada (por Katusuke Ikeda)

“Nascido em 1936, imigrou para o Brasil em 1957 com 22 anos. Casou com Sanae Teresinha em 1966 e teve as filhas Lenise e Carla. Começou a frequentar o Rio Nikkei em 1986, sendo presidente de 1991 até 1996. Foi presidente da Renmei desde 2001 até hoje. Atividades: * Idealizou e capitaneou a aquisição e construção da atual sede da Associação Nikkei, bem como da Escola Modelo da Língua Japonesa do Rio de Janeiro. * Participou ativamente do projeto e construção do Jardim Japonês, no Jardim Botânico, em homenagem ao Centenário do Tratado de Amizade entre Brasil e Japão (1995). * Participou, como presidente de várias comissões das quatro entidades, para organizar e realizar diversos eventos em função das comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. * Foi contemplado com a Medalha Pedro Ernesto junto à Câmara Municipal do Rio de Janeiro;  com a Medalha Tiradentes na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e a Medalha do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, no Palácio do Planalto/Presidente Luís Inácio Lula da Silva, ambas por ocasião do Centenário da Imigração Japonesa em 2008; com a Comenda Ordem de Sol Nascente, Raios de Ouro com Roseta, da Família Imperial do Japão, em 17 de junho de 2009. * Recebeu inúmeras celebridades e autoridades japonesas, dentre elas membros da família imperial do Japão, embaixadores e ministros. * Incrementou as diversas festividades da Renmei, como a Festa do Japão, a Feira da Providência e o Rio Matsuri. Faleceu no Rio de Janeiro em 27 de maio de 2018.”

25ª Bikoo-ten - 10/10/2013 - Rio de Janeiro-RJ Sanae, Conomi Miwa (obras), embaixador Akira Miwa e Shikada
25ª Bikoo-ten – 10/10/2013 – Rio de Janeiro-RJ
Sanae, Conomi Miwa (obras), embaixador Akira Miwa e Shikada

*(texto e fotos) Teruko Okagawa Monteiro
岡川・モンテイロ・照子
Tel. (21) 2232-2576, 97967-2909 TIM
Departamento Cultural da Associação Nikkei do Rio de Janeiro

Saiba mais

Associação Nikkei do Rio de Janeiro – Rio Nikkei – Rio de Janeiro-RJ

Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Rio de Janeiro (RENMEI) – Rio de Janeiro-RJ

Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro – Rio de Janeiro-RJ

Akiyoshi Shikada, vida dedicada à comunidade nikkey - 1936-2018 - Rio de Janeiro-RJ
Akiyoshi Shikada, vida dedicada à comunidade nikkey – 1936-2018 – Rio de Janeiro-RJ