Biografia do Brigadeiro Juniti Saito

Biografia do Brigadeiro Juniti Saito
Ironman SKY 3

Compartilhe

Biografia

O Tenente-Brigadeiro-do-Ar JUNITI SAITO nasceu em Pompeia, Estado de São Paulo e ingressou na Força Aérea Brasileira em 05 de março de 1960, formando-se oficial-aviador em 20 de dezembro de 1965.

Biografia do Brigadeiro Juniti Saito
Biografia do Brigadeiro Juniti Saito

Em sua trajetória militar galgou o posto de Segundo-Tenente em 10 de julho de 1966; Primeiro-Tenente em 23 de outubro de 1968; Capitão em 31 de março de 1971; Major em 30 de abril de 1975; Tenente-Coronel em 31 de agosto de 1981; Coronel em 31 de agosto de 1988; Brigadeiro-do-Ar em 31 de março de 1995; Major-Brigadeiro-do-Ar em 31 de julho de 1999 e Tenente-Brigadeiro-do-Ar em 31 de março de 2003. Todas as promoções foram por merecimento e por escolha.

Links patrocinados

Desempenhou cargos relevantes como Instrutor de Vôo no Centro de Formação de Pilotos Militares – CFPM – Natal – RN; Ajudante-de-Ordens do Exmo. Sr. Comandante do Comando de Defesa Aérea – Brasília – DF; Chefe de Operações e Comandante do Segundo Esquadrão do Grupo de Transporte Especial – GTE – Brasília – DF; exerceu todas as funções de Unidade Aérea de Caça no Primeiro do Décimo Quarto (1º/14º) Grupo de Aviação, em Canoas – RS; Chefe de Operações do Terceiro do Décimo (3º/10º) Grupo de Aviação, em Santa Maria – RS, Assessor Técnico e Instrutor de Vôo junto à Força Aérea Paraguaia, em Assunção – Paraguai; Assistente do Exmo. Sr. Comandante do Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR) – Canoas – RS; Instrutor da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica – ECEMAR – RJ; Comandante do Primeiro do Décimo Quarto (1º/14º) Grupo de Aviação – Canoas – RS; Adjunto da Terceira Seção do Estado-Maior do Comando-Geral-do-Ar – COMGAR – Brasília – DF; Membro do Núcleo da Terceira Força Aérea – Brasília – DF; Comandante da Base Aérea de Canoas – Canoas – RS; Adido Aeronáutico junto à Embaixada do Brasil na Inglaterra e acreditado junto aos Governos da Suécia e da Noruega – Londres – GB; Chefe do Estado-Maior do Comando-Geral-do-Ar – COMGAR – Brasília – DF; Comandante do Comando Aéreo de Treinamento – CATRE – Natal – RN; Comandante do Segundo Comando Aéreo Regional – II COMAR – Recife – PE; Comandante do Quinto Comando Aéreo Regional – V COMAR – Canoas – RS; Comandante-Geral de Apoio – COMGAP – RJ; Comandante do Comando-Geral de Operações Aéreas – COMGAR – DF; e Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica.

Como piloto militar da Força Aérea Brasileira voou aeronaves do tipo TF-33; F-80; VU-93(HS); C-91 (AVRO); C-95 (BANDEIRANTE); AT-26 (XAVANTE); F-5 E/F (TIGER II) e F-103 (MIRAGE III) acumulando, ao longo de sua carreira, mais de 6.000 horas de vôo.

Em sua formação militar realizou os seguintes Cursos Acadêmicos: Curso de Formação de Oficiais Aviadores; Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica; Curso Superior de Comando e Estado-Maior; Curso de Preparação de Instrutor da Escola de Comando e Estado-Maior (ECEMAR) e Curso de Política e Estratégia Aeroespacial da ECEMAR. Dentre os Cursos Operacionais ressalta o Curso Operacional de Piloto de Caça e o Curso de Piloto Operacional em Transporte Aéreo.

Foi distinguido com as seguintes condecorações: Ordem do Mérito Aeronáutico, grau “Grã-Cruz”; Ordem do Mérito da Defesa, grau “Grande Oficial”; Ordem do Mérito Naval, grau “Grande Oficial”; Ordem do Mérito Militar, grau “Grande Oficial”; Ordem do Mérito Judiciário Militar, grau “Alta Distinção”; Ordem do Mérito das Forças Armadas, grau “Comendador”; Ordem do Mérito Ministério Público Militar, grau “Alta Distinção”; Medalha Militar de Ouro com Passador de Platina; Medalha Mérito Santos Dumont; Medalha Mérito Tamandaré; Medalha do Pacificador; Medalha de Defesa Civil do Governo do Estado do Rio Grande do Sul; Piloto “Honoris Causa” da Força Aérea Paraguaia; Medalha da Aeronáutica da Força Aérea Paraguaia; Medalha do Mérito Policial Liz Gonzaga – Polícia Militar do Rio Grande do Norte; Medalha Pernambucana do Mérito Bombeiro Militar; Medalha Santos Dumont do Estado de Minas Gerais; Medalha Tiradentes da Polícia Militar do Distrito Federal; Medalha da Vitória; Medalha da Inconfidência do Governo de Minas Gerais;
Medalha Mérito “Farroupilha”, concedida pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul; Medalha Mérito “Negrinho do Pastoreiro”, concedida pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul; Título Honorário de Cidadão Parnamirinense concedido pela Câmara Municipal de Parnamirim; Título Honorário de Cidadão Natalense – Câmara Municipal de Rio Grande do Norte; Título Honorário de Cidadão Catarinense, concedido pela Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina.

O Tenente-Brigadeiro-do-Ar JUNITI SAITO é casado com a Senhora VERA REGINA SAITO tem três filhos: ADRIANA, CARLOS GUSTAVO, JULIANA e cinco netos: AYANA, TIAGO, SARAH, ERIC e JÉSSICA.

Fonte: Centro de
Comunicação Social da Aeronáutica

Saiba mais

JUNITI SAITO assume o Comando da Aeronáutica