Menu fechado

Cidadãos de Brasília são homenageados pelo Governo Japonês - Outubro/2018

Cidadãos de Brasília são homenageados pelo Governo Japonês - Outubro/2018
Compartilhe

Cidadãos de Brasília são homenageados pelo Governo Japonês - Outubro/2018

Três distintos cidadãos de Brasília foram agraciados por contribuir significativamente para as relações amistosas entre o Japão e outras regiões. Mediante o reconhecimento destas contribuições o Governo Japonês concedeu o Diploma de Honra ao Mérito do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão ao Agostinho Shibata, ex-chefe do Centro de Operações Terrestres da Aeronáutica; ao Roberto Mamoru Fugimoto, ex-presidente do Clube Cultural e Recreativo Nipo-Brasileiro de Brasília; e ao Hermínio Hideo Sugino, Presidente da Federação das Associações Nipo-Brasileiras do Centro-Oeste.

O objetivo da homenagem é reconhecer o trabalho daquelas pessoas que se dedicam a aproximar o Japão da comunidade internacional divulgando e fomentando a cultura japonesa no mundo, um diploma concedido pelo Governo do Japão desde 1983.

Homenageados

Cidadãos de Brasília são homenageados pelo Governo Japonês - Outubro/2018
Agostinho Shibata. Homenageado pelo Governo Japonês - Outubro/2018

Agostinho Shibata - filho de imigrantes japoneses, ingressou no Quarto Comando Aéreo Regional da Força Aérea Brasileira (FAB), e conquistou o cargo de Oficial da Segurança Presidencial da Presidência da República. Em 2007, sendo promovido a Primeiro Brigadeiro de Infantaria da história da Aeronáutica, contribuiu para a promoção dos descendentes de japoneses no Brasil e deu grande impulso para a comunidade nipo-brasileira. Após ter se aposentado, se dedicou ao intercâmbio entre descendentes de japoneses.

Filho de imigrante que veio ao Brasil para trabalhar como agricultor na década de 1920, Shibata lembrou o valor da disciplina e dos valores cultivados na infância em uma comunidade de imigrantes no interior paulista para o sucesso de sua carreira militar.

“É com muita honra que recebo essa homenagem tão grande. Fico duplamente emocionado com essa deferência do Governo Japonês, em especial por estarmos no ano em que se comemoram os 110 anos da imigração japonesa no Brasil”, concluiu Agostinho Shibata.

Cidadãos de Brasília são homenageados pelo Governo Japonês - Outubro/2018
Roberto Mamoru Fugimoto. Homenageado pelo Governo Japonês - Outubro/2018

Roberto Mamoru Fugimoto - dedicou-se por muitos anos à difusão da cultura japonesa por meio da renovação do Clube Cultural e Recreativo Nipo-Brasileiro de Brasília (Clube Nipo), criando um curso de esportes, organizando o grupo de taiko local e estimulando as atividades dos idosos Nikkei com grupos de karaokê e de artesanato.

Os princípios transmitidos pelos familiares imigrantes também foram lembrados, com emoção, por Fugimoto, que desde 1973 se dedica à promoção de atividades esportivas e culturais nipo-brasileiras por meio do Clube Nipo de Brasília.

“Recebi dos meus antepassados valores morais e culturais pelos quais sou extremamente grato, e espero continuar a transmiti-los principalmente aos mais jovens, para que a relação entre brasileiros e japoneses continue sendo profícua para ambos os povos”, ressaltou Fugimoto.

Cidadãos de Brasília são homenageados pelo Governo Japonês - Outubro/2018
Hermínio Hideo Suguino. Homenageado pelo Governo Japonês - Outubro/2018

Hermínio Hideo Suguino - estudou a agricultura no exterior durante sua adolescência, e após a volta ao Brasil, se envolveu nas atividades da comunidade nipo-brasileira, assumindo o cargo de Presidente da Federação das Associações Nipo-Brasileiras do Centro Oeste (FEANBRA). Dedicou-se, ainda, à organização dos eventos realizados pelos grupos nipo-brasileiros como o Festival do Japão, o maior evento de cultura japonesa no DF.

Suguino destacou a importância dos pioneiros que fundaram a Feanbra para a promoção da cultura japonesa na capital, e também do esforço de seus pais, que prosperaram apesar da dificuldade vivida nas comunidades de imigrantes no Brasil.

“Se meus pais e avós pudessem estar aqui, é como se eu pudesse ouvi-los dizer ‘vir ao Brasil valeu a pena o esforço’”, nas emocionadas palavras de Suguino.

Palavras do Embaixador Yamada

“Por meio de suas histórias podemos conhecer o esforço e a dificuldade superada por seus pais e avós, e posso conhecer com mais profundidade a história da imigração japonesa no Brasil”, ressaltou Akira Yamada, Embaixador do Japão no Brasil, que congratulou os homenageados por reforçar o laço entre os dois países, cujos votos de sucesso e congratulações foram estendidos também aos amigos, familiares e a todos os que colaboraram para a obra daqueles que foram homenageados.

Assessora de imprensa
Departamento Cultural e de Divulgação
Embaixada do Japão

Saiba mais

Embaixada do Japão no Brasil [在ブラジル日本国大使館] – Brasília-DF

Federação das Associações Nipo-Brasileiras do Centro-Oeste FEANBRA [ブラジル中西部日伯協会連合会] – Brasília-DF

Clube Cultural e Recreativo Nipo-Brasileiro de Brasília – Clube Nipo – Brasília-DF

Cidadãos de Brasília são homenageados pelo Governo Japonês - Outubro/2018
Agostinho Shibata, Roberto Fugimoto, Embaixador Yamada e Hermínio Suguino
Compartilhe