Menu fechado

Comunidade japonesa de Roraima celebra cultura e determinação do povo japonês Boa Vista-RR

Comunidade japonesa de Roraima celebra cultura e determinação do povo japonês Boa Vista-RR
Compartilhe

Mesmo sob limitações resultantes da pandemia, comunidade japonesa de Roraima celebra cultura e determinação do povo japonês

Esta foi a 6ª edição da Semana da Cultura Japonesa no estado mais setentrional do Brasil

Pelo sexto ano consecutivo, a comunidade japonesa presente em Roraima celebrou a Semana da Cultura Japonesa, evento ocorrido entre os dias 18 e 22 de novembro e que contou com diversas atividades alusivas que enalteceram a cultura, os costumes e arte oriundos do Japão. Por conta da pandemia de coronavírus, a programação foi dividida entre eventos presenciais e online.


O evento é promovido anualmente pela Associação Nipobrasileira de Roraima (ANIR), instituição presente no Estado há 12 anos. A proposta é difundir a cultura japonesa, com programações diversas como aulas de língua japonesa (nihongo), origami, desenho de mangá, apresentações de taiko e artes marciais. A abertura oficial neste ano contou com uma live, com participação da cônsul-geral do Japão em Manaus, Hitomi Sekiguchi.

Comunidade japonesa de Roraima celebra cultura e determinação do povo japonês Boa Vista-RR Desenho de Manga
Aula de desenho de Manga – Foto Fábio Cavalcante

Palestras

A Semana da Cultura Japonesa sempre conta com palestras voltadas à saúde e bem-estar. Neste ano, um dos profissionais convidados foi o Dr. Leandro Uamoto, médico de reconhecimento internacional que ministrou a palestra “Ikigai e a autodescoberta”. Outra palestra online, que fechou a programação, foi ministrada pelo também médico e professor da ANIR, Francisco Carlos, com dicas sobre o Teste de proficiência de língua japonesa (noryoku shiken).

Comunidade japonesa de Roraima celebra cultura e determinação do povo japonês Boa Vista-RR Aula de Origami
Aula de Origami – Foto Fábio Cavalcante – ANIR

Cosplay

E neste ano, uma das novidades do evento foi trazer algumas das principais cosplayers de Roraima, que se apresentaram e interagiram com o público, além de um workshop de maquiagem voltado a essa vertente. Segundo Isabella Dallagasa, uma das principais cosplayers do estado, foi gratificante a ela e suas amigas da área participarem de um evento tão importante para a cultura japonesa e local.

Comunidade japonesa de Roraima celebra cultura e determinação do povo japonês Boa Vista-RR
Cosplayers de Roraima – Foto Fábio Cavalcante – ANIR-RR

Gostei muito de ter participado. Foi uma experiência nova para mim, pois sou cosplayer há muito tempo, mas nunca tinha ensinado outras pessoas a se maquiar. Foi legal ver a comunidade cosplay no evento. Pudemos desfilar, ter contato com o público. Por isso, só tenho a agradecer à ANIR pela oportunidade e torcer para que mais eventos como este aconteçam”.

O presidente da ANIR, Shiromir Eda. Destacou que mesmo diante das limitações causadas pela pandemia, a instituição se esforçou para que o evento fosse possível neste ano, o que só mostra o quanto o povo japonês é forte, destemido e que busca sempre superar todo e qualquer obstáculo.

Fazer este evento em 2020 foi um grande desafio para a ANIR, em razão da pandemia do coronavírus. Mas não poderíamos deixar de realizar nosso evento, como forma de superação e agradecimento à sociedade roraimense. Evidenciamos mais uma vez a cultura japonesa, demonstrando a perseverança do povo japonês em realizar algo superando desafios pela frente. O efeito foi um sucesso e só temos a agradecer a todos aqueles que ajudaram na realização e aos que prestigiaram de forma online ou presencial”, afirma Shiromir.

Comunidade japonesa de Roraima celebra cultura e determinação do povo japonês Boa Vista-RR Sorteio Presidente ANIR Shiromir Eda
Presidente ANIR Shiromir Eda faz sorteio de Calendário Japonês – Foto Fábio Cavalcante

A ANIR

A associação congrega mais de 100 famílias de japoneses e descendentes e possui uma grande participação nas atividades culturais por brasileiros não descendentes. Conta com um Centro Cultural, localizado na Rua da Mangueira, 477, bairro Caçari, área nobre de Boa Vista, inaugurado em outubro de 2017. No local funciona o Instituto Roraimense de Cultura Japonesa, onde são ofertados à comunidade projetos como ensino do idioma japonês, desenho de mangá, aulas de artes marciais e taiko.

Texto e fotos

Fábio Cavalcante – Jornalista (DRT-335/RR) e coordenador de Comunicação da ANIR

Realização

ANIR – Associação Nipobrasileira de Roraima – Boa Vista-RR

Apoio

Consulado Geral do Japão em Manaus – Manaus-AM