Concorrido Sabores do Japão 2018 – Rio de Janeiro

Concorrido Sabores do Japão 2018 - Rio de Janeiro
Links patrocinados
Criação, hospedagem e manutenção de sites responsivos - NIPPO Soluções
Compartilhe

Concorrido Sabores do Japão 2018 – Rio de Janeiro

Por Teruko Okagawa Monteiro*

Mesmo com forte chuva, aconteceu o “Sabores do Japão” na Associação Nikkei do Rio de Janeiro em 6 de outubro de 2018: para alegria dos realizadores o salão de eventos e a praça de alimentação estiveram lotados. Sob enormes tendas, os participantes saborearam takoyaki, temaki, hot filadélfia, yakisoba, karê, tempurá, okonomiyaki, inarizushi, missoshiru, yakitori, guioza, banana caramelada, doces japoneses; também lingüiça no pão, salsichão, bebidas japonesas e brasileiras. Minoru Matsuura, presidente da Rio Nikkei, recebeu cônsul-geral Yoshitaka Hoshino, vice-cônsul geral Ken Kondo, cônsul cultural Eiji Takeya, general Riyuzo Ikeda, Kiyoto Hikichi, diretor da Escola Japonesa do Rio de Janeiro, entre ilustres convidados. A anfitriã Rosa Matsuura recebeu as senhoras Madoka Hoshino, cônsul Kaori Ueno, Sanae Shikada, Miho Hikichi, que colaboraram no takoyaki (bolinhos de polvo).

Sentados à mesa no salão principal os apreciadores de Cultura Japonesa assistiram  apresentações do Rio Nikkei Taiko em comemoração aos 15 anos de existência: grupo de iniciantes, infanto-juvenil, adultos e veteranos, que foram aplaudidos calorosamente. Na plateia, familiares e amigos se alegraram pelo êxito dos tocadores de tambores japoneses, intensamente preparados pelos professores Mário Kimio Matsumoto, Ligia Yoshiko Hatano, Yutaka Matsudaira, Yo Matsudaira.

Links patrocinados

Concorrido Sabores do Japão 2018 - Rio de Janeiro Corel Rio Nikkei
Concorrido Sabores do Japão 2018 – Rio de Janeiro Corel Rio Nikkei
Concorrido Sabores do Japão 2018 - Rio de Janeiro Corel Unirio
Concorrido Sabores do Japão 2018 – Rio de Janeiro Coral Unirio

O Coral Rio Nikkei, regido pela maestrina Jorgina Martins, entoou músicas japonesas. O Coral Juvenil UNIRIO encantou por sua vez sob a regência de Daniel Leon. A equipe Sumo Rio de Janeiro/instrutor Daniel de Macedo Guedes – que conta com destaque nacional como Kleidson Viana – mostrou katas e lutas. O Grupo Jovem, liderado por Marcelo Eiti Banja, diretor da Escola Modelo de Língua Japonesa do Rio de Janeiro, fez sua atração numérica, e os vencedores ganharam prêmios da Drac, Mamy, Restaurante Matsuda, Museu Marinho. Walter Yoshida, conselheiro Rio Nikkei e apresentador, sorteou brindes para a plateia. O karaokê animado arrematou o tradicional evento da Rio Nikkei.

Concorrido Sabores do Japão 2018 - Rio de Janeiro Mão na massa
Concorrido Sabores do Japão 2018 – Rio de Janeiro Mão na massa

Ao final de mais um Sabores do Japão, lanternas japonesas, fiações, apetrechos de cozinha, centenas de mesas e cadeiras passaram por célere e solidária arrumação para a Rio Nikkei retornar às atividades ordinárias.

*(texto e fotos) Teruko Okagawa Monteiro
岡川・モンテイロ・照子
Tel. (21) 2232-2576, 97967-2909 TIM
Departamento Cultural da Associação Nikkei do Rio de Janeiro

Saiba mais

Associação Nikkei do Rio de Janeiro – Rio Nikkei – Rio de Janeiro-RJ

Sabores do Japão 2018 – NikkeiRJ – 06/10/2018 – Rio de Janeiro-RJ

Escola Modelo de Língua Japonesa do Rio de Janeiro-RJ

Rio Nikkei Taiko – Rio de Janeiro-RJ

Concorrido Sabores do Japão 2018 - Rio de Janeiro
Concorrido Sabores do Japão 2018 – Rio de Janeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um pensamento em “Concorrido Sabores do Japão 2018 – Rio de Janeiro”