Cônsul do Japão Hajime Kimura é agraciado cidadão honorário de Curitiba-PR

Cônsul do Japão Hajime Kimura é agraciado cidadão honorário de Curitiba-PR
Links patrocinados
Compartilhe

Hajime Kimura, o Cônsul-geral do Japão para os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, foi homenageado com o título de Cidadão Honorário de Curitiba.

A solenidade teve palco na Câmara Municipal de Curitiba, por proposição do vereador Serginho do Posto, no dia 29/10/2019.

“O diplomata Hajime Kimura, nasceu em Sado, na província japonesa de Niigata, em 11 de abril de 1957. Graduou-se em Língua Portuguesa e Estudos Luso-Brasileiros pela Faculdade de Estudos Estrangeiros da Universidade Sofia. Ingressou no Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão em 1983 e, desde então, somado às funções no Japão, assumiu postos em Portugal, Paraguai e, no Brasil, especificamente em Porto Alegre, Manaus, Rio de Janeiro e Curitiba”, relatou o vereador Serginho do Posto.

Links patrocinados
Cônsul do Japão Hajime Kimura é agraciado cidadão honorário de Curitiba-PR
Cônsul do Japão Hajime Kimura é agraciado cidadão honorário de Curitiba-PR. Foto Câmara Municipal de Curitiba

Para o vereador a homenagem deveu-se pelo bom trabalho que Kimura vem exercendo à frente do consulado, bem como pelas características pessoais que devem ser enfatizadas “Uma pessoa cativante, muito habilidoso em fazer amigos e também dono de um ótimo senso de humor”.

O cônsul Kimura contribuiu no fortalecimento dos intercâmbios do Paraná com Hyogo (província-irmã) e de Curitiba com Himeji (cidade-irmã). Promoveu eventos comemorativos pelos 110 anos da imigração japonesa no Brasil, em 2018, promoveu produtos japoneses através da Japan External Trade Organization (Jetro) e realizou seminários para o incremento do intercâmbio econômico.

De acordo com Serginho, “o trabalho em parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), instituições públicas estaduais e municipais, entidades representativas da indústria e comércio paranaenses e empresas japonesas, tem incrementado o intercâmbio comercial e empresarial, bem como a cooperação técnica”. Ele também destacou o Programa de Assistência a Projetos Comunitários do Governo Japonês (Programa APC), que visa promover auxílio nas áreas de educação básica, capacitação profissional, saúde e bem-estar social, entre outras.

Agradecimento

Em seu discurso, o Cônsul Hajime Kimura agradeceu a Serginho e ao povo curitibano, lembrando que em 2018 recebeu a Ordem do Pinheiro (estadual) e este ano a Ordem da Luz dos Pinhais (municipal).

“Agora, este título de cidadão honorário. Não tem como agradecer”

Kimura mencionou o comportamento da personalidade melancólica e que em muitos sentidos, se aplica ao povo japonês.

“Eu também sou melancólico, fico perdido recebendo tantas honrarias, não tenho como retribuir” e conclui, “Com o título de cidadão honorário de Curitiba, me tornei brasileiro de verdade. E pretendo continuar trabalhando como um bom cidadão curitibano”.

Presenças

A mesa foi composta por Dr. Wolmir (PSC), 2º vice-presidente da Câmara; Hajime Kimura, cônsul geral do Japão; desembargador Luiz Taro Oyama, representando o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira; Cassio Taniguchi, 3º vice-presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná, ex-prefeito municipal de Curitiba e ex-deputado federal; Rui Hara, 5º vice-presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná, ex-deputado estadual e ex-vereador por Curitiba; Hidekazu Takayama, suplente de deputado federal; Jorge Yamawaki, ex-vereador por Curitiba; Sérgio Balaguer (PSDB), autor da proposição desta homenagem; e Bruno Pessuti (PSD).

Também compareceram ao evento: Angelina Netska, esposa do vereador Serginho do Posto; Arata Hara, presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná; Noriyassu Kawahara Seto Takeguma, presidente da Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de CuritibaNikkei Curitiba; Felipe Hayashi, chefe do Departamento de Justiça da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho; major Cleber Felisberto de Andrade, representando o coronel aviador Marcos Kentaro Adachi, comandante do CINDACTA II; Kiyoshi Ishitani, cônsul honorário da República das Filipinas; Valcir Mombach, diretor geral do TRE-PR, representando o desembargador Gilberto Ferreira, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná; Mário Azuma, vice-presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná; Nobutero Matsuda, ex-vereador por Curitiba; Rodrigo Afonso Schimidt, presidente da Associação Paranaense de Ex-Bolsistas APAEX; Takashi Suzuki, presidente do Instituto Paranaense de Ikebana Ikenobo; Nelton Tossa, vice-presidente financeiro da Associação Nikkei Curitiba; e Jorge Ishii, vice-presidente do Conselho Deliberativo da Associação Nikkei Curitiba.

Fonte Câmara Municipal de Curitiba/ Foto Rodrigo Fonseca.

Saiba mais

Consulado Geral do Japão em Curitiba – Curitiba-PR

Sociedade Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba – Nikkei Curitiba-PR

APAEX – Associação Paranaense de ex-bolsistas Brasil-Japão – Curitiba-PR