Embaixador Shimanouchi despede-se do Brasil

Ironman SKY 3

Compartilhe

Ken Shimanouchi, Embaixador do Japão, encerra suas atividades diplomáticas no Brasil em setembro próximo.

Há quatro anos no Brasil, sua gestão foi marcada pela grande proximidade e o envolvimento com a comunidade nipo-brasileira, principalmente, nas comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil (com a presença do Príncipe Herdeiro Naruhito), em 2008, e os 80 Anos da Imigração Japonesa na Amazônia, em 2009. Duas grandes celebrações dos nikkeis (descendentes de japoneses) junto à sociedade brasileira.

“Esta é a quarta passagem de ano que desfruto neste pais, e, cada vez mais, compreendo e admiro a grandeza da história desses imigrantes. Foi realmente gratificante poder testemunhar a alegria e o respeito inspirados pelos eventos comemorativos que lembraram esse marco” – palavras do Embaixador Shimanouchi na abertura do ano de 2010.

Peça agora mesmo e Ganhe sua Maquininha da Cielo

O Embaixador Shimanouchi sempre destacou a importância do estreitamento de relações entre o Japão e o Brasil. Relacionamento este que culminou na adoção do modelo de TV Digital Japonês, criando o padrão nipo-brasileiro que têm difundido nos países vizinhos; nas parcerias público privadas para adoção de linhas de trens de alta velocidade e sistema de monotrilho; o crescimento do interesse dos jovens brasileiros na cultura japonesa, principalmente, a cultura pop e a contemporânea. E, por outro lado, com a mudança do cenário político-econômico brasileiro, o Japão está “redescobrindo o Brasil”. Uma nova era de coperação econômica nipo-brasileira daqui em diante, acredita o embaixador, terão por base a tecnologia e o meio-ambiente – econegócios.