Embaixador Yamada entrega Diplomas de Honra ao Mérito em Brasília-DF

Embaixador Yamada entrega Diplomas de Honra ao Mérito em Brasília-DF
Links patrocinados
Compartilhe

Cerimônia de outorga do Diploma de Honra ao Mérito do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão de 2019. Estavam presentes à cerimônia, o Sr. Roberto Rodrigues, Ex-Ministro da Agricultura, o Sr. Sebastião Barbosa, Ex-Presidente da Embrapa, o Sr. Emiliano Botelho, Presidente da Campo, o Sr. Hideyo Uchinaka, Presidente da Agronippo, o Sr. Jorge Mikami, da Mikami Produtos Japoneses, Chef Yumi Yamanishi, do Restaurante Yuzuan, entre outros distintos convidados.

Homenageados

Os diplomas foram entregues pessoalmente pelo Sr. Akira Yamada, Embaixador do Japão no Brasil, em sua residência oficial, nesta segunda-feira, 14/10/2019, aos Senhores Carlos Magno Campos da Rocha e Kazumine Nohara.

Links patrocinados

Homenageado Carlos Magno Campos da Rocha

Embaixador Yamada entrega Diplomas de Honra ao Mérito em Brasília-DF
Embaixador Yamada e Carlos Magno

O Sr. Carlos Magno Campos da Rocha foi pesquisador e dedicou muito anos na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), ocupando importantes cargos como chefe do Centro de Pesquisa Agropecuária dos Cerrados (CPAC) e presidência da EMBRAPA. Contribuiu imensamente para a cooperação no desenvolvimento de tecnologia agrícola e para a promoção da compreensão mútua entre o Brasil e o Japão ao longo de mais de 40 anos, com especial destaque para o Programa de Cooperação Técnica Nipo-Brasileira para o Desenvolvimento dos Cerrados – PRODECER, um projeto de cooperação bilateral entre Brasil e Japão.

“o PRODECER transformou o Cerrado, que até então era considerado estéril, em uma das áreas agrícolas mais produtivas do mundo, impulsionando o Brasil a se tornar um dos maiores produtores de alimentos e o maior exportador mundial de soja. Em vista de sua escala e seu impacto, o PRODECER é um grande projeto a ser registrado na história agrícola do mundo, sendo um símbolo da bem sucedida cooperação Brasil-Japão, da qual japoneses e brasileiros podem se orgulhar” – enaltece o Embaixador Yamada, para que mais pessoas no Japão, no Brasil e no mundo possam conhecer o projeto.

Embaixador Yamada entrega Diplomas de Honra ao Mérito em Brasília-DF
Ao centro, Carlos Magno e o Embaixador Yamada

Carlos Magno, em seu discurso de agradecimento, recorda como foi o desafio de lidar com o Cerrado, uma terra nada ou pouco fértil, nenhum modelo similar de referência, nem objeto de estudado ou de pesquisa, foi um trabalho de vanguarda. Mesmo quando foi firmado o acordo de cooperação com o Japão, o início do PRODECER, poucos acreditavam no projeto. Hoje, afirma Magno, este modelo deve ser repetido em um dos maiores “cerrados” do mundo, o de Moçambique, que tem um enorme potencial de transformação agrícola, econômico e social. Enfatizando que,

“o maior ganho que o acordo de cooperação me propiciou foi a amizade” e recorda o pesquisador japonês Yutaka Hongo “o meu irmão japonês”. Concluindo, “compartilho esta honraria com todos que caminharam comigo, pois ninguém trabalha sozinho… arigato!” – Carlos Magno.

Homenageado Kazumine Nohara

Embaixador Yamada entrega Diplomas de Honra ao Mérito em Brasília-DF
Embaixador Yamada e Kazumine Nohara

O Sr. Kazumine Nohara é ao Chef da Residência Oficial do embaixador do Japão no Brasil. Seu trabalho é oferecer culinária japonesa de alta qualidade aos convidados nas residências oficiais, acompanhando o embaixador nas missões no México e no Brasil. Graças à sua dedicação, muitos são os elogios da culinária japonesa servida na residência.

Embaixador Yamada entrega Diplomas de Honra ao Mérito em Brasília-DF
Ao centro, Embaixatriz e Embaixador Yamada e Chef Kazumine Nohara

Além dos almoços e jantares oficiais e das recepções, Nohara realiza atividades de promoção cultural, como demonstração do corte de atum, participação em eventos culinários, realização de workshops para a comunidade nipo-brasileira, tudo para divulgação da culinária “washoku” e da cultura japonesa. Em reconhecimento a essas contribuições, chef Nohara recebe este diploma como “excelente chef da residência”.

É muito difícil preparar um prato japonês tradicional em um lugar tão distante do Japão e com uma língua e cultura diferentes. Chef Nohara sempre cumpriu suas atividades superando obstáculos com fornecimento de ingredientes japoneses e comunicação com funcionários locais. Contudo é impossível exercer suas atividades sozinho. Os eventos da residência oficial só podem ser realizados contando com a colaboração de várias pessoas, como fornecedores de ingredientes e funcionários da residência oficial. Eu também gostaria de expressar minha gratidão àqueles presentes hoje que sempre nos apoiam e aos que nos ajudaram no México. – Embaixador Akira Yamada.

Embaixador Yamada entrega Diplomas de Honra ao Mérito em Brasília-DF
Momento do brinde. Carlos Magno, Embaixatriz Shoko Yamada, Chef Nohara

Diploma do chanceler do Japão

O Diploma de Honra ao Mérito do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão é uma honraria concedida pelo chanceler do Japão a indivíduos, grupos ou organizações que tenham realizado contribuições significativas para as relações amistosas entre o Japão e outras regiões. Os homenageados de países estrangeiros recebem o tributo através das missões diplomáticas ou repartições consulares locais. A homenagem é concedida desde 1983.

Saiba mais

Embaixada do Japão no Brasil [在ブラジル日本国大使館] – Brasília-DF