Menu fechado

Embaixador Yamada participa da cerimônia de entrega da revitalização do Jardim Japonês Kasato Maru

Embaixador Yamada participa da cerimônia de entrega da revitalização do Jardim Japonês Kasato Maru
Compartilhe

Nesta sexta-feira (24/9), o Embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, participou da cerimônia de entrega da revitalização do Jardim Japonês Kasato Maru, em Riacho Fundo (DF). Também prestigiaram a cerimônia o Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, o Presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Fernando Leite, e representantes da comunidade nikkei.

O jardim Kasato Maru foi inaugurado em 2008, na ocasião do 100º aniversário da imigração japonesa no Brasil. O espaço público presta homenagem aos imigrantes japoneses que estabeleceram raízes em solo brasileiro e às famílias nikkeis pioneiras que deram continuidade ao fluxo migratório para o interior do país, colaborando com a construção e com o desenvolvimento de Brasília.

O local leva o mesmo nome do navio que trouxe os primeiros imigrantes do Japão para o Brasil, e que chegou ao Porto de Santos em 18 de junho de 1908. Agora, o espaço foi revitalizado pela Novacap.

“Espero que este Jardim Japonês Kasato Maru seja amado por todos na comunidade por muitos anos, e que continue proporcionando oportunidades para as pessoas da comunidade para que se interessem pela cultura japonesa”, expressou o embaixador Yamada, em seu discurso durante a cerimônia. “Também espero que os jovens nikkeis e não nikkeis continuem preservando este jardim, disseminando essa prática às futuras gerações”, ressaltou.

Yamada também reforçou a importância de iniciativas como esta para as relações entre os dois países. “Continuarei fornecendo o máximo de apoio possível para a comunidade nikkei e a cooperar de perto com o governo do DF, incluindo a Novacap, para maior desenvolvimento da comunidade nikkei e fortalecimento das relações entre o Japão e o Brasil”, declarou.

Embaixador Yamada participa da cerimônia de entrega da revitalização do Jardim Japonês Kasato Maru
Embaixador Yamada participa da cerimônia de entrega da revitalização do Jardim Japonês Kasato Maru - Foto Embaixada do Japão

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, disse na cerimônia: "Quero saudar a Novacap pelo belíssimo trabalho que desenvolvem. Nossa cidade está bela. O meu carinho também à toda comunidade japonesa que reside no DF, principalmente pelo recado que passam de trabalho, honestidade e dignidade".

O Sr. Waldemar Umeda, presidente da Associação Nikkey-DF do Riacho Fundo comentou: "Admiro muito a sensibilidade do governador Ibaneis que deu permissão à Novacap para fazer o trabalho. A comunidade japonesa e a cidade de Brasília agradecem pelo resultado, é uma obra de arte".

A revitalização do Jardim Japonês Kasato Maru faz parte das obras da semana de comemoração dos 65 anos de fundação da Novacap. A Praça Japonesa está localizada na QN 7 do Riacho Fundo, ao lado da Associação Nikkei-DF.

Informações da Embaixada do Japão no Brasil e Agência Brasília

www.br.emb-japan.go.jp/itprtop_pt/index.html | facebook.com/EmbaixadaDoJapao/ | instagram.com/embaixadajapao

Saiba mais

Embaixada do Japão no Brasil [在ブラジル日本国大使館] – Brasília-DF

Jardim Japonês Kasato Maru – Brasília-DF

Jardim Japonês de Brasília – Brasília-DF

Associação Cultural Esportiva e Recreativa Nipo-Brasileira do Distrito Federal – Nikkey-DF – Brasília-DF

Compartilhe
Publicado em:Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *