Exposição na CAIXA Cultural traz retrospectiva fotográfica de Tóquio

Exposição na CAIXA Cultural traz retrospectiva fotográfica de Tóquio
Ironman SKY 3

Compartilhe

A Embaixada do Japão e a Caixa Cultura Brasília, inauguram exposição fotográfica para uma viagem pelo século que transformou Tóquio.

Trata-se da exibição TÓQUIO Antes/Depois que reúne olhares singulares e contrastantes do Japão, da cidade de antigamente e nos dias atuais. Com entrada gratuita, a exposição estará aberta para visitação na CAIXA Cultural Brasília – saiba mais detalhes da exposição aqui

Exposição na CAIXA Cultural traz retrospectiva fotográfica de Tóquio
Exposição na CAIXA Cultural traz retrospectiva fotográfica de Tóquio teve apresentação do Grupo de Taiko Kishouraku

A mostra itinerante é realizada pela Fundação Japão e a Embaixada do Japão no Brasil, que já foi exibida no Canadá, no Estados Unidos e no México. No Brasil, começando em Brasília, será exibida também em Curitiba (a partir de 25/junho), Rio de Janeiro, Manaus, Recife e São Paulo (em breve, divulgaremos a agenda completa).

Links patrocinados

Com curadoria de Kotaro Iizawa (crítico fotográfico), as imagens registram a visão de nove fotógrafos, além de obras resgatadas de duas publicações históricas. Os 83 trabalhos exibem o contraste entre a cidade de Tóquio da década de 1930 e 1940 e a megalópole dos dias atuais.

Exposição na CAIXA Cultural traz retrospectiva fotográfica de Tóquio
Exposição na CAIXA Cultural traz retrospectiva fotográfica de Tóquio

Nas fotos mais antigas da exposição TÓQUIO Antes/Depois, o visitante poderá ver que a modernização estrangeira e os costumes japoneses já era visível no período que antecede a Segunda Guerra Mundial. Posteriormente, já em 2010, a tecnologia, a urbanização e a cultura pop moldam a Tóquio como é conhecida hoje.

Redescobrir a capital japonesa às vésperas da realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020, quando mais uma vez estará sob o foco dos olhares do mundo, é uma das propostas da exibição. Entre flagrantes do cotidiano, cenas urbanas e imagens fantásticas, é possível conhecer o lado mais humano e extrovertido da capital japonesa, seja em figuras conhecidas, seja em ângulos pouco explorados pela cultura internacional.

Fotos em exibição

Antes: KOGA (Light Pictures), NIPPON, Kineo Kuwabara

Depois: Nobuyoshi Araki, Mika Ninagawa, Motoyuki Daifu, SATO Shintaro, Shinya Arimoto, Natsumi Hayashi, Kenta Cobayashi e Daido Moriyama

TÓQUIO Antes/Depois
Onde: CAIXA Cultural Brasília I Galeria Vitrine – SBS Quadra 4 lotes 3/4
Quando: 9 de maio da 9 de junho. Visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 21h
Entrada Gratuita
Classificação Indicativa Livre

Assessoria de Imprensa da Embaixada do Japão

Abertura com o grupo Kishouraku Taiko

Saiba mais

Exposição TÓQUIO Antes/Depois – Brasília-DF

Embaixada do Japão no Brasil [在ブラジル日本国大使館] – Brasília-DF

Fundação Japão – São Paulo-SP

Olimpíadas Tokyo 2020

Grupo de Taiko Kishouraku – Brasília-DF