Menu fechado

Festa do Ano Novo Chinês 2018 - 16/02/2018

festa-do-ano-novo-chines-2018-16-02-2018-600x315
Compartilhe

Festa do Ano Novo Chinês 2018 - 16/02/2018

Por Mamoru Matsuda

Em 2018, o Ano Novo Chinês será comemorado em 16/02/2018.  Este será o ano 4716 do calendário chinês representado como Ano do Cachorro.

Seguindo a tradição chinesa, a comemoração é muito festiva com danças típicas, desfile do dragão e do leão, shows de música chinesa, sem deixar de falar em artes marciais, feng shui e gastronomia.

Confira abaixo a relação de Festas de Ano Novo Chinês programadas

O Ano Novo Chinês

O Ano Novo é, sem dúvida, a cerimônia mais importante de todo o calendário chinês e, atualmente, também é conhecido como a “Festa da Primavera”.

De acordo com a tradição, as preparações para o Ano Novo Chinês começam em meados do 12º mês lunar e prolongam-se até meados do 1º mês do ano lunar.

A data é celebrada como uma festa familiar, um tempo dedicado para a reunião e os agradecimentos. A comemoração destaca-se pelas cerimônias religiosas de agradecimento à terra, aos céus, aos deuses do lar e aos ancestrais da família. Os parentes falecidos são lembrados com grande respeito, uma vez que foram responsáveis pela fundação e consolidação da fortuna e da glória da família.

Na China, durante os dias da festa, as ruas, os parques, as lojas e, até as casas, são ornamentadas com lanternas vermelhas, flores e fitas coloridas.

Muitas famílias colam nas portas das casas um papel colorido com o ideograma Felicidade.

A véspera do Ano-Novo é certamente o dia mais excitante. O jantar de família (tuan yuan fan) é normalmente acompanhado de um farto banquete de frutos do mar, galinha e outras iguarias. A galinha com cabeça e as patas são para a prosperidade e as ostras secas com algas, com aspecto semelhante à cabelos, chamam-se em chinês: "fa cai", o que evoca, por consonância, a frase chinesa: "fa cai hao shi", isto é, “ganhar dinheiro e tudo correr bem”.

A Festa do Ano Novo Chinês no Brasil

Em janeiro de 2006, o Ano Novo Chinês foi apresentado pela primeira vez no Brasil, em local aberto, organizado pela JCI Brasil China e, foi batizado como a 1ª Festa do Ano-Novo Chinês, com público aproximado de 160 mil pessoas, no bairro da Liberdade, em São Paulo-SP.

Esse evento contou com uma grande variedade de comidas tipicamente chinesas, dispostas em 24 barracas, com mais de 50 atrações, como as danças típicas, as artes marciais (kung fu e tai chi chuan), as músicas tradicionais, a medicina alternativa (acupuntura) e as aulas de chinês e caligrafia. Tudo oferecido de forma gratuita.

A cada ano o público foi aumentando e as celebração da chegada do ano novo chinês foi inserido, em 2007, no calendário oficial de festividades da maior metrópole da América Latina, a cidade de São Paulo (Lei nº 14.334/07).

Atualmente, a Festa do Ano Novo Chinês na Liberdade é a maior festividade de comunidade aberta do país, e portanto, o maior evento público realizado pela comunidade chinesa no Brasil, sendo, não somente destaque na mídia nacional, mas também na mídia internacional.

Horóscopo Chinês

festa-do-ano-novo-chines-2018-16-02-2018-200x200
festa-do-ano-novo-chines-2018

O Signo Chinês do ano de 2018 é o Cachorro do elemento Terra

Como característica do signo Chinês do Cachorro, 2018 será um ano marcado por preocupações de segurança, movimentos conservadores realçarão o diálogo e a solidariedade, o que poderá ser esperança para aqueles que sofrem de negligência e rejeição da comunidade. É momento para começar mudanças, iniciar empreendimentos e negócios. Concluindo um ciclo de 60 anos, o Ano do Cachorro de Terra deverá promover uma revisão da condição humana, do caráter, da educação, moral, vida social, do cuidado com idosos, o despertar da consciência coletiva. Projetos ambiciosos, melhor aproveitamento dos recursos, redução da poluição, mais qualidade de vida, deverão ter seu destaque. O ano dominado pelo auspício do cachorro, geralmente, é assolado por conflitos violentos, porém, a energia guerreira adviria quando associado ao elemento metal.

Festividades programadas

Saiba mais

anonovochines.com/

anonovochines.org.br

www.facebook.com/anonovochines

JCI Brasil China

festa-do-ano-novo-chines-2018-16-02-2018-600x315
festa-do-ano-novo-chines-2018-16-02-2018-600x315
Compartilhe