História da comunidade japonesa de Cascavel-PR

História da comunidade japonesa de Cascavel-PR
Ironman SKY 3

Compartilhe

Esta é a história da comunidade japonesa de Cascavel, no Paraná, e foi adaptado da guia de divulgação do NipoFest Cultural 2018, um dos eventos da Associação Cultural e Esportiva de Cascavel – ACEC.

A primeira nikkei a chegar à cidade de Cascavel-PR, foi a senhora Aracy Tanaka, em 1953. Natural de Antonina-PR, Tanaka-san foi chefe do cartório distribuidor por 40 anos. Formada em Magistério e Técnica em Contabilidade, lecionou em Curitiba e em Cascavel.

Em 1956, o primeiro imigrante japonês em Cascavel foi o senhor Hirosuke Nagasawa. Nagasawa nasceu em 05/03/1923, é natural da Ilha Sakarina e sua família veio ao Brasil em 1930. Nagasawa-san trabalhou em uma chácara, foi taxista e, também, comerciante de bar, mercearia e sorveteria.

Links patrocinados

Desde então, vieram mais imigrantes que se organizaram e fundaram, em 1966, junto com Nagasawa, a Associação de Moradores de Cascavel Nihonjin-Kai, cujo primeiro presidente foi Tomáz Kimura. Nessa época as reuniões dos associados eram realizadas nas residências das famílias. Ainda em 1966, o grupo de jovens iniciou a construção do campo de beisebol, a primeira atividade esportiva da associação. Logo em seguida, foi dado início a construção da sede social, feita em madeira. Em 07/07/1968, a Associação Cascavel Nihondin-Kai mudou a denominação para Associação Cultural e Esportiva de Cascavel – ACEC. A sede atual, na Avenida Piquiri, foi construída em alvenaria e inaugurada em 1981, na gestão do presidente Masayuki Inomata.

Atualmente, a ACEC mantém diversas atividades culturais, esportivas e gastronômicas, com destaque para a Nipofest Cultural.

Saiba mais

ACEC – Associação Cultural e Esportiva de Cascavel-PR

Zenshin Daiko – Cascavel-PR