I Seminário Brasileiro de Kyudo – Rio de Janeiro-RJ

Ironman SKY 3

Compartilhe

Acontece, no Rio de Janeiro, o 1º Seminário Brasileiro de Kyudo, a prática de arco e flecha japonês Kyudo no Rio de Janeiro 2010

O Kyudo, também conhecido como “Caminho do Guerreiro” (em tradução literal) é a prática do arco e flecha tradicional japonês. Sua prática transcende o esporte, propiciando meditação com harmonização pessoal e espiritual, conhecido como Shin-Zen-Bi, a ” Verdade, o Bem e a Beleza”.

O seminário contará com a participação dos mestres:

Buquê partitura por R$59,90 + Frete Grátis

Yoshiko Buchanan (renshi, 6º dan)

Atual presidente da Federação de Kyudô dos EUA e representante dos EUA na Federação Internacional de Kyudô, Buchanan-sensei pratica kyudô há 31 anos. Foi pupila do falecido Hirotaka Ono (hanshi, 10º dan) e hoje recebe orientação de Fumiro Kubota (hanshi, 8º dan). Administra o dojo Shiseikan ao sul da Baía de São Francisco, na Califórnia. Buchanan-sensei esteve presente e contribuiu diretamente para a fundação da Associação Brasileira de Kyudô, em 2008, e vem nos apoiando desde então.

Fernando Melo (5º dan)

Morou no Japão por 13 anos, na província Gunma, onde praticou chadô (cerimônia do chá), pela Dai Nihon Sado Gakai, e iaidô (Toyama Ryu). Lá, também, começou a praticar o kyudô e treinou com o mestre Massuda (hanshi, pupilo do grande mestre Awa Kenzo). Desde que voltou ao Brasil, em 2008, Melo-sensei se dedica à formação de um grupo de kyudô na cidade de Salto (SP) e dá apoio técnico à Associação Brasileira de Kyudô, ministrando workshop no Rio de Janeiro no início de 2010.

Junko Kurita (5º dan)

Kurita-sensei pratica kyudô há 13 anos, sendo freqüentadora do dojo Shiseikan sob a orientação de Buchanan-sensei. Ela obteve seu grau de 5º dan em abril deste ano no Seminário Internacional de Kyudô, ocorrido em Tóquio.

Programação do evento

• SEXTA-FEIRA (17/09): 20h – jantar de boas-vindas
• SÁBADO (18/09): 9h às 17h
• DOMINGO (19/09): 9h às 14h

O seminário será realizado no Club Municipal do Rio de Janeiro – Rua Hadock Lobo, 359. Tijuca, Rio de Janeiro – RJ (próximo à estação Afonso Pena, do Metrô – linha 1)

Pedimos aos participantes que cheguem pelo menos meia hora antes do início, para evitar atrasos.

O seminário consiste em assistir demonstrações, ouvir explicações sobre o kyudô e, principalmente, na oportunidade de treinar sob a orientação dos senseis.

Vagas limitadas!

Contato: [email protected] / (21) 8840-2150 (Elisa)