Menu fechado

Japão abre convite para descendentes de japoneses da América Latina 2019

Japão abre convite para descendentes de japoneses da América Latina 2019
Compartilhe

Programa de Convite ao Japão para os Descendentes de Japoneses da América Latina e do Caribe

O governo japonês oferece o programa de visita ao Japão para descendentes de japoneses com o objetivo de aumentar a compreensão sobre a atualidade do Japão e as políticas do país. Os participantes do programa deverão se comprometer a divulgar eficazmente os aspectos da atualidade, assim como a política do país em suas respectivas comunidades e redes sociais após o retorno.

Os interessados devem fazer a inscrição através da representação diplomática japonesa responsável pela sua jurisdição, atender aos requisitos e encaminhar os documentos necessários por e-mail, conforme explicitado no item 3 - Período de Inscrição, abaixo.

Cada representação diplomática manterá calendário próprio, portanto o período de inscrição e os documentos necessários podem variar. Confira a sua jurisdição, mais detalhes no item 3 - Período de Inscrição

1. Requisitos gerais

(1) Ser descendente de japoneses e ter a idade entre 22 a 45 anos até 31 de dezembro de 2019. No entanto, será priorizado a participação de candidatos com menos de 40 anos em caso de empate;

(2) Ser influente e ter poder de comunicação nas redes sociais, mídias, blogs e etc. e forte vontade em divulgar ativa e continuamente o Japão;

(3) Ter nível de conhecimento de língua inglesa suficiente para discussões e trocas de ideias (todas as atividades oficiais relacionadas ao programa no Japão serão realizadas em inglês);

(4) Comprometer-se em organizar evento de divulgação do programa e do Japão dentro do prazo de 3 meses, de forma independente, após o retorno ao Brasil. O formato do evento e a sua organização são livres.

2. Documentos necessários

Devem ser enviados por e-mail. Obter informações detalhadas no link de sua jurisdição abaixo

3. Período de Inscrição

Os documentos devem ser enviados por e-mail. Formulário de inscrição, informações detalhadas de preenchimento, período de inscrição e e-mail para inscrição, obter em um dos links abaixo conforme a representação diplomática de sua região.

4. Processo Seletivo

(1) Avaliação interna de documentos pela representação diplomática;

(2) Comunicação de convocação para a entrevista por e-mail: somente para os selecionados na avaliação documental;

(3) Entrevista presencial prevista para a segunda semana de dezembro (data a ser definida) na representação diplomática com os candidatos pré-selecionados na avaliação interna. Não serão realizadas entrevistas por telefone, videoconferências ou outros meios em hipótese alguma;

(4) Indicação dos candidatos selecionados pela Embaixada ao Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão (MOFA);

(5) Escolha final dos candidatos pelo MOFA;

(6) Divulgação dos candidatos aprovados na página da representação diplomática;

(7) Não serão informados os motivos de desclassificação referente a nenhuma etapa do processo.

5. Detalhes do Programa

(1) Período de estadia no Japão: 02 a 10 de fevereiro de 2020;

(2) Número total de participantes: 15 pessoas da América Latina e do Caribe;

(3) Despesas: o governo japonês arcará com as despesas relacionadas ao programa e suas atividades, como: passagem de ida e volta em classe econômica, hospedagem, refeições, transporte doméstico no Japão e seguro viagem. Despesas decorrentes de visitas extras fora do programa, aquisição de presentes e lembranças, telefonemas particulares, lavanderia, etc. deverão ser arcadas pelo próprio participante.

(4) Programação:

•Encontro com altas autoridades do governo japonês; •Troca de ideias com especialistas em América Latina e do Caribe e outras áreas de atuação; •Reuniões com oficiais responsáveis do MOFA; •Visita a localidades dentro e fora de Tóquio.

6. Acompanhamento após o retorno

•O convidado deverá organizar um evento de divulgação do programa e do Japão dentro do prazo de 3 meses, de forma independente, após o retorno ao Brasil. O formato do evento e a sua organização são livres, conforme especificado no item 1 em “Requisitos”.

•O participante deverá divulgar eficazmente o Japão de variadas formas, inclusive em redes sociais, blogs, imprensa, etc. de forma ativa e continuamente.

•O participante poderá ser convidado a participar de uma associação formada por ex-participantes de programas ou bolsas do governo japonês. São entidades independentes da representação diplomática que, todavia, realizam atividades, promovem networking e auxiliam na divulgação da cultura japonesa. É altamente recomendada a participação ativa dos participantes após o seu retorno do Japão.

  • Associação Brasileira de Ex-Bolsistas Gaimusho Kenshusei formada por ex-participantes do programa (recomendação da Embaixada do Japão no Brasil e do Consulado de São Paulo)
  • Associação Paraense dos Bolsistas Brasil-Japão (recomendação do Consultado de Belém)
  • Latin America Nikkei Network (recomendação do Consulado de Curitiba)

Saiba mais

Consulado do Japão em Belém – Belém-PA

Embaixada do Japão no Brasil – Brasília-DF

Consulado Geral do Japão em Curitiba – Curitiba-PR

Consulado Geral do Japão em Manaus – Manaus-AM

Escritório Consular do Japão em Porto Alegre – Porto Alegre-RS

Consulado Geral do Japão em Recife – Recife-PE

Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro – Rio de Janeiro-RJ

Consulado Geral do Japão em São Paulo – São Paulo-SP

Compartilhe