Juniti Saito será o novo Comandante da Aeronáutica

É hora de fazer O NATAL!

Compartilhe

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva escolheu os nomes para os mais altos postos das Forças Armadas em reunião com o Ministro da Defesa, Waldir Pires, no Palácio do Planalto.

O comandante do Exército será o General-de-exército Enzo Martins Peri (atual chefe do Departamento de Engenharia e Comunicações) que substituirá o general Francisco Roberto de Albuquerque, o comandante da Marinha será o Almirante-de-esquadra Julio Soares de Moura Neto (atual chefe do Estado-Maior da Marinha) que substituirá o almirante Roberto Guimarães Carvalho e o comandante da Aeronáutica será o Tenente-brigadeiro-do-ar Juniti Saito (atual chefe do Estado-Maior da Aeronáutica) que substituirá Luiz Carlos Silva Bueno.

Os novos comandantes militares, que são os mais antigos na hierarquia, serão anunciados oficialmente pelo presidente Lula na quarta-feira, 21, informou o Ministério da Defesa.

Buquê partitura por R$59,90 + Frete Grátis

Saito atrai a atenção no cargo de Comandante da Aeronáutica pois será o primeiro nissei (filho de japoneses) a ocupar o primeiro escalão na hierarquia da Aeronáutica.

Dados pessoais e militares

Juniti Saito, 64 anos, nissei, filho de Iwataro Saito e Toshiko Tamaoki Saito, é natural de Pompéia-SP. Casado com a Sra. Vera Regina Saito, de Porto Alegre, o casal tem 3 filhos.

Saito é Tenente-Brigadeiro-do-Ar desde 31/03/2003 e há pouco mais de um ano foi nomeado Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica. Iniciou sua carreira militar na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena-MG . No seu extenso currículo, destaca-se a experiência de 6 mil horas de vôo, como piloto, entre outras aeronaves, dos aviões caças F-5 (Tiger II) e F-103 (Mirage III). Entre as condecorações recebidas, destacam-se os de Ordem de Mérito das Forças Armadas – grau “Comendador” e Ordem do Mérito Judiciário Militar – grau “Alta Distinção”.

Saiba mais

JUNITI SAITO assume o Comando da Aeronáutica