“MÊS DO JAPÃO” movimenta Rio de Janeiro

"MÊS DO JAPÃO" movimenta Rio de Janeiro
Links patrocinados
Compartilhe

“MÊS DO JAPÃO” movimenta Rio de Janeiro

De Teruko Okagawa Monteiro

O Consulado-Geral do Japão no Rio de Janeiro apresenta o “MÊS DO JAPÃO” na cidade do Rio de Janeiro entre 2 de agosto a 15 de setembro de 2019. Os eventos de cultura japonesa foram inaugurados com a “EXPO ORIGAMI” no Centro Cultural e Informativo do Consulado.

"MÊS DO JAPÃO" movimenta Rio de Janeiro Expo Origami
“MÊS DO JAPÃO” movimenta Rio de Janeiro Expo Origami – Foto Teruko Monteiro

Uma mostra realizada em conjunta com o Grupo Dobrando com Arte sob coordenação de Miriam Nigri Dana, expondo trabalhos de Angelica Gomes, Carmelia Assaf, Fania Polisuk, Maria Constância Montes, Maria Helena Costa, Mariza Yoko Hatai, Marly Augusta, Miriam Nigri Dana, Rosana Nobre e Tereza Carvalho.

Outlet Oficial | Le Lis Blanc, John John, Dudalina, Rosa Chá e Bo.bô Com Até 80% OFF | Em Até 3x e Frete Grátis*

"MÊS DO JAPÃO" movimenta Rio de Janeiro Expo Origami
“MÊS DO JAPÃO” movimenta Rio de Janeiro Expo Origami – Foto Teruko Monteiro

Já na Caixa Cultural, o público pode apreciar o evento “JAPÃO ANTES/DEPOIS”, que conta com a exposição itinerante “TÓQUIO ANTES/DEPOIS” e “MOSTRA DE CINEMA”. Um evento em parceria com a Caixa Cultural e com entrada franca; para os filmes, as senhas estão disponíveis com uma hora de antecedência. A abertura contou com a participação do cônsul-geral Yoshitaka Hoshino e Hayana Maduro de Farias/coordenadora de Marketing, Comunicação e Cultura da Caixa Cultural/RJ. Presentes à solenidade, senhora Madoka Hoshino, cônsul-geral da China Li Yang, Sohaku Bastos/presidente do Instituto Cultural Brasil-Japão, Yasuko Matsumoto/presidente do Rio Bikoo-Kai; da mesma forma, diretores de entidades japonesas, professores de língua japonesa, personalidades das artes, cultura, esportes. A mostra fotográfica itinerante, realizada pela Fundação Japão e curadoria de Kotaro Iizawa, reúne 80 fotos da capital japonesa – 1930,1940 e 2010 dos autores Iwata Nakayama (1895-1949), Kineo Kuwabara (1913-2007), Natsumi Hayashi, Kenta Cobayashi, entre outros. Entre os filmes exibidos, obras de Yuji Nakae/“O amor de Nabi” (1999), Mamoru Hosoda/“A garota que saltou no tempo” (2006), Makoto Shinkai/“Em busca das estrelas” (2011). Os convidados foram contemplados com iguarias do Hinata Buffet/chef Mayumi Muto, e do Buffet Crepes Canela.

Bienal Internacional do Livro

O JAPÃO é o país homenageado na XIX Bienal Internacional do Livro no Rio. Localizado no Pavilhão 4, o estande do Consulado Geral do Japão no Rio apresentará cultura e literatura japonesas através de oficinas e palestras com a professora Miriam Nigri Dana (do grupo “Dobrando com Arte”), Instituto Cultural Brasil-Japão, Marina Tsuge (CEO do blog Vida de Tsuge) e pela autora e educadora Lúcia Teixeira. A exposição “O poder do Shojo Mangá (história em quadrinhos para meninas, público feminino)” mostra obras de autoras renomadas do Mangá Shojo moderno no Japão. A comitiva japonesa presente na Bienal conta com a participação de Kanae Minato, autora de “Confissões”, Reiko Okano, autora de mangá, e do cineasta Macoto Tezka, filho de Osamu Tezuka, o pai dos quadrinhos japoneses.

Texto e fotos de Teruko Okagawa Monteiro
Teruko Okagawa Monteiro – 岡川・モンテイロ・照子
Departamento Cultural da Associação Nikkei do Rio de Janeiro

Saiba mais

Associação Nikkei do Rio de Janeiro – Rio Nikkei – Rio de Janeiro-RJ

Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro – Rio de Janeiro-RJ

Fundação Japão – São Paulo-SP

Instituto Cultural Brasil Japão – ICBJ – Rio de Janeiro-RJ

Expo Bienal Internacional do Livro Rio – Rio de Janeiro-RJ Mês do Japão 2019