Mês do Japão no Centro Cultural Correios – Rio de Janeiro – Julho/2018

Mês do Japão no Centro Cultural Correios - Rio de Janeiro - Julho/2018
Links patrocinados
Criação, hospedagem e manutenção de sites responsivos - NIPPO Soluções
Compartilhe

Mês do Japão no Centro Cultural Correios – Rio de Janeiro – Julho/2018

Por Teruko Okagawa Monteiro*

O Mês do Japão no Centro Cultural Correios, Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro, continua até dia 29 de julho com entrada franca, promovido pelo Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro, ICBJ-Instituto Cultural Brasil Japão, Fundação Japão, Japan Camera Industry Institute e Media Art League; apoio do Centro Cultural Correios, Comissão 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil, Kansai Nara Treasure Travel e National Federation of UNESCO Associations in Japan.

Na abertura em 4 de julho de 2018, a assessora cultural do Centro Informativo e Cultural do Consulado Elisa Celino Gonçalves anunciou o Rio Nikkei Taiko, que chegou em cortejo ao pátio, onde fez apresentações e conduziu os convidados ao 2º andar: local da exposição principal “Caminho da Luz e Esperança” da fotógrafa japonesa Miro Ito. Após saudações do cônsul-geral do Japão Yoshitaka Hoshino, do cônsul honorário de Sri Lanka e presidente do ICBJ Sohaku Bastos e do diretor do CCC Edinor Medeiros de Souza Filho, a expositora ilustrou com projeções seus registros fotográficos em pergaminho, de imagens de Buda e Tesouros Nacionais do templo Tōdai-ji. O público assistiu os números de Shunso Arai, bailarino máster de Media Art League.

Links patrocinados

A exposição itinerante internacional “Variação e Autonomia: As Gravuras de Artistas Japoneses Contemporâneos” mostra obras dos renomados artistas Masanari Murai, Toshinobu Onosato, Yasukazu Tabuchi, Yayoi Kusama, Natsuyuki Nakanishi, Hitoshi Nakazato, Tomoharu Murakami, Naoyoshi Hikosaka, Kosai Hori e Toeko Tatsuno, com curadoria de Kyoji Takizawa do Museu Municipal de Artes Gráficas de Machida/Japão.

O público está sendo presenteado com oficinas de Cultura Tradicional e Pop: Origami/Miriam Nigri Dana do Grupo Dobrando Com Arte, Ikebana/Escola Seiguetsu/Rio de Janeiro, Culinária Japonesa/professora Toshie Murakoshi do ICBJ, Mangá/Luís Henrique do Curso Prático de Desenho de Petrópolis, “Look” Cosplay/professora Raquel Mello do ICBJ, Bonsai/ Escola Sulacap Bonsai, Taiko/membros do grupo Rio Nikkei Taiko. Também, filmes selecionados, com senha retirada uma hora antes.

*(texto e fotos) Teruko Okagawa Monteiro
岡川・モンテイロ・照子
Tel. (21) 2232-2576, 97967-2909 TIM
Departamento Cultural da Associação Nikkei do Rio de Janeiro

Saiba mais

Associação Nikkei do Rio de Janeiro – Rio Nikkei – Rio de Janeiro-RJ

Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro – Rio de Janeiro-RJ

Fundação Japão – São Paulo-SP

Mais sobre os eventos

Mês do Japão 2018 – Centro Cultural dos Correios – Rio de Janeiro-RJ

Exposição RIO DE JANEIRO “Variação e Autonomia – as gravuras de artistas japoneses contemporâneos” 2018 – Fundação Japão – Rio de Janeiro-RJ

Mês do Japão no Centro Cultural Correios - Rio de Janeiro - Julho/2018
Mês do Japão no Centro Cultural Correios – Rio de Janeiro – Julho/2018 – Foto Teruko Monteiro
Mês do Japão no Centro Cultural Correios - Rio de Janeiro - Julho/2018
Miro Ito, Sohaku Bastos, CG Yoshitaka Hoshino, Shunso Arai – Foto Teruko Monteiro

Um pensamento em “Mês do Japão no Centro Cultural Correios – Rio de Janeiro – Julho/2018”

Os comentários estão desativados.