Moradores de Brasília recebem condecoração do Japão primavera 2019 – Brasília-DF

Moradores de Brasília recebem condecoração do Japão primavera 2019 - Brasília-DF
Teste GRÁTIS por 30 dias

Compartilhe

Moradores de Brasília recebem condecoração do Japão primavera 2019 – Brasília-DF

“Por longos e meritórios serviços prestados ao Japão” dois cidadãos de Brasília foram laureados pelo Governo Japonês com a medalha da Ordem do Sol Nascente, um reconhecimento em nome de Sua Majestade, o Imperador do Japão, àqueles que tiverem feitos notáveis na promoção da cultura japonesa.

Moradores de Brasília recebem condecoração do Japão primavera 2019 - Brasília-DF
Agostinho Shibata, Embaixador Akira Yamada, Hermínio Hideo Suguino

Os homenageados são Agostinho Shibata, ex-chefe do Centro de Operações Terrestres da Aeronáutica, e Hermínio Hideo Suguino, ex-presidente da Federação das Associações Nipo-Brasileiras do Centro-Oeste (FEANBRA).

As honrarias foram entregues pessoalmente pelo Embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, em uma cerimônia na Residência Oficial, em Brasília, seguida de uma confraternização oferecida pelo embaixador para os convidados.

Links patrocinados
Moradores de Brasília recebem condecoração do Japão primavera 2019 - Brasília-DF
No 1º plano, da direita para a esquerda, Embaixatriz Shoko Yamada, Embaixador Akira Yamada, Agostinho Shibata e sua filha.

Homenageados

Moradores de Brasília recebem condecoração do Japão primavera 2019 - Brasília-DF Embaixador Yamada, Agostinho Shibata
Embaixador Yamada, Agostinho Shibata

Agostinho Shibata (Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro e de Prata) – é filho de imigrantes japoneses, ingressou no Quarto Comando Aéreo Regional da Força Aérea Brasileira (FAB), e ocupou o cargo de Oficial da Segurança Presidencial da Presidência da República. Em 2007, foi promovido a primeiro Brigadeiro-de-Infantaria da história da Aeronáutica, contribuiu para a promoção dos descendentes de japoneses no Brasil e deu grande esperança para a comunidade nipo-brasileira. Mesmo após sua aposentadoria, continua dedicando-se ao intercâmbio entre descendentes de japoneses.

Moradores de Brasília recebem condecoração do Japão primavera 2019 - Brasília-DF Embaixador Yamada, Hermínio Hideo Suguino
Embaixador Yamada, Hermínio Hideo Suguino

Hermínio Hideo Suguino (Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Roseta) – estudou agricultura no exterior e, após retornar ao Brasil, envolveu-se nas atividades da comunidade nipo-brasileira, assumindo o cargo de Presidente da Federação das Associações Nipo-Brasileiras do Centro Oeste (FEANBRA). Incansável, continua sua dedicação à organização dos eventos realizados pelos grupos nipo-brasileiros como o Festival do Japão, o maior evento de cultura japonesa no DF.

Ordem do Sol Nascente

Entrevista concedida pelo Sr. Embaixador Yamada ao Portal NIPPO Brasília.

“A Ordem do Sol Nascente é uma honraria concedida por Sua Majestade, o Imperador do Japão, para pessoas que contribuíram com grandes serviços para divulgar a cultura japonesa. É uma ordem bem antiga (foi criada em 1875), é chamada “Sol Nascente” para simbolizar a energia e a força dos raios do sol, igualmente o Japão, o país do sol nascente.”

“Esta é uma homenagem especial, uma das primeiras feitas pelo novo Imperador do Japão, Naruhito – Era Reiwa.” – conclui o embaixador.

Perguntado sobre uma personalidade que recebeu esta homenagem, puxou do memória o criador da Turma da Mônica, Maurício de Sousa e apresenta o agradecimento registrado no livro de visitas, de um recente encontro com o embaixador.

Moradores de Brasília recebem condecoração do Japão primavera 2019 - Brasília-DF
Autógrafo do Maurício de Sousa, criador da Turma da Mónica

A Ordem do Sol Nascente possui seis classes de laureados e são concedidos um diploma e a insígnia da Ordem em nome do Imperador. As classes atuais são: Grande-Colar, Estrela de Ouro e Prata, Raios Dourados com Faixa, Raios Dourados com Roseta, Raios de Ouro e Prata, Raios de Prata.

Saiba mais

Embaixada do Japão no Brasil [在ブラジル日本国大使館] – Brasília-DF