Mostra Ásia 2019 apresenta as Nações Asiáticas no Rio de Janeiro

Mostra Ásia 2019 apresenta as Nações Asiáticas no Rio de Janeiro
black november
Compartilhe

Mostra Ásia 2019 apresenta as Nações Asiáticas no Rio de Janeiro

Uma exibição das tradições e culturas de 15 países da Ásia, esta é a Mostra Ásia, que foi aberta ao público dia 11, no Rio de Janeiro. As exposições e atividades seguem até dia 24 de novembro e os visitantes poderão apreciar a cultura da China, Coreia do Sul, Índia, Japão, Timor-Leste e o bloco da ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático).

A exposição de trabalhos fotográficos apresenta os países asiáticos da perspectiva de fotógrafos brasileiros e naturais. Aprecie, também, os acervos das representações diplomáticas, acervos pessoais de imigrantes e expatriados no Brasil e as obras enviadas diretamente da Ásia.

Aos sábados, programação com atividades culturais, workshop de línguas chinesa e coreana, artes marciais, oficina de origami e desfile de vestimentas tradicionais.

Buquê partitura por R$59,90 + Frete Grátis

A abertura

Mostra Ásia 2019 apresenta as Nações Asiáticas no Rio de Janeiro
Marcelle Torres. Mostra Ásia 2019.

“A Mostra Ásia nasce do anseio de apresentar as tradições históricas e a riqueza cultural da Ásia ao público do Rio de Janeiro. Pela primeira vez no Rio, reunimos atividades de 15 países da Ásia. São muitas histórias de vida e grandes lições para a humanidade. A Mostra Ásia é mais que um evento, é uma experiência. Uma ação da diplomacia pessoa a pessoa e o início de muitas atividades sobre a Ásia que estão por vir”, destacou Marcelle Torres, diretora executiva da AsiaColors e curadora da Mostra Ásia.

Prestigiaram a abertura, o Sr. Lanier Moraes, do Ministério das Relações Exteriores no Rio de Janeiro, Dr. Olímpio Branco, Embaixador da República Democrática do Timor-Leste, a Sra. Cônsul Rina Ishikawa, do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro, o Sr. Bagas Wisang Nararaya, da Embaixada da Indonésia e membros da comunidade asiática no Rio de Janeiro.

Mostra Ásia 2019 apresenta as Nações Asiáticas no Rio de Janeiro
Mostra Ásia 2019.

No discurso de abertura, o Embaixador do Timor-Leste, Dr. Olímpio Branco, ressaltou a importância do evento no Rio de Janeiro abordando informações sobre o bloco asiático. Atualmente, o Timor-Leste é um país observador do bloco com propósito de ascender como país membro da ASEAN.

A Cônsul do Japão, Sra. Rina Ishikawa, fez uma explanação sobre a bebida tradicional, o Sakê. Além de apreciar a explicação, os convidados puderam degustar o delicado sabor dos sakes provenientes de Tóquio, uma cortesia do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro.

Mostra Ásia 2019 apresenta as Nações Asiáticas no Rio de Janeiro
Cônsul do Japão, Sra. Rina Ishikawa fala sobre Sake. Mostra Ásia 2019.

Estudantes timorenses apresentaram musical com canções tradicionais do Timor-Leste, com o repertório “Por Ti Timor” e “Sai Husi Uma”, emocionando o público presente. Em seguida, Lilian Shinohara fez exibição de uma dança tradicional japonesa, com participação do público na coreografia. A Embaixada da Indonésia trouxe a mestre Aqilla Marchita para uma performance tradicional de Bali, a dança Pendet.

No coquetel, foram servidos pratos típicos asiáticos, como Katupa e Midar Sin (Timor-Leste), Ondeh-Ondeh (Singapura), Chả giò (Vietnã) e Bulgogi (especialmente oferecido pela Embaixada da República da Coreia).

A Mostra Ásia segue até o dia 24 de novembro no Centro Cultural Correios. Confira a programação

Fotos Steveson George @steveson.george.fotografia (site AsiaColors)

Saiba mais

Mostra Ásia 2019 – Centro Cultural dos Correios – Rio de Janeiro-RJ