Nikkei no comando do Estado-Maior da Aeronáutica

Shinran Shonin Hoonko 2019 Viagem ao Japão - Toyama-Japão
Compartilhe

A comunidade nipo-brasileira prestigia a posse do Tenente Brigadeiro Juniti Saito no comando do Estado-Maior da Aeronáutica

O embaixador do Japão, Takahiko Horimura, e membros da colônia nipo-brasileira de Brasília estiveram presentes na solenidade de posse do Tenente Brigadeiro do Ar Juniti Saito, no cargo de Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica.

A solenidade foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Luiz Carlos da Silva Bueno, e realizada na Base Aérea de Brasília, no dia 25 de novembro de 2005, na presença de todas as altas patentes da Aeronáutica, adidos militares estrangeiros acreditados no Brasil e convidados.

Links patrocinados

O cargo de Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, que doravante estará sob o comando do Ten. Brig. Ar Juniti Saito, é o segundo do escalão na hierarquia da Aeronáutica e será exercido, pela primeira vez, por um descendente de japoneses.

Para se chegar a esse cargo o candidato passa por um rigoroso processo de seleção.

“Disciplina, dedicação e uma carreira sem nenhum ato desabonador são quesitos indispensáveis para se chegar ao cargo desta magnitude. É um grande orgulho para a colônia nipo-brasileira ter um representante nikkei com esse destaque nas forças armadas”, declara o Coronel da Aeronáutica, Agostinho Shibata.

Centro de Comunicação Social da Aeronáutica
Ten. Karina Ogo
(61) 3353-9639

Principais dados pessoais e militares

O atual Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Juniti Saito, 63 anos, natural de Pompéia-SP, é Tenente Brigadeiro do Ar, posto que passou a ocupar em 31/03/2003. Casado com a sra. Vera Regina Saito, gaúcha de Porto Alegre, o casal tem 3 filhos.

Saito iniciou sua carreira militar na Escola Preparatória de Cadetes do Ar, em Barbacena-MG. No seu extenso currículo, destaca-se a experiência de 6 mil horas de vôo, como piloto, entre outras aeronaves, dos caças F-5, TIGER II, F-103 e MIRAGE III.

Dentre as inúmeras condecorações recebidas, destacam-se os de  Ordem de Mérito Forças Armadas Grau de “Comendador” e Ordem do Mérito Judiciário Militar – Alta Distinção.

Fonte
Boletim Informativo da FEANBRA
nº 143 – Dezembro/2005

Saiba mais

JUNITI SAITO assume o Comando da Aeronáutica

Juniti Saito será o novo Comandante da Aeronáutica

Biografia do Brigadeiro Juniti Saito