O embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, prestigiou a Festa de Ano Novo 2018 do Bunkyo-DF – Brasília-DF

o-embaixador-do-japao-no-brasil-akira-yamada-prestigiou-a-festa-de-ano-novo-2018-do-bunkyo-df-brasilia-df600x315
Links patrocinados
Criação, hospedagem e manutenção de sites responsivos - NIPPO Soluções
Compartilhe

O embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, prestigiou a Festa de Ano Novo 2018 do Bunkyo-DF – Brasília-DF

o-embaixador-do-japao-no-brasil-akira-yamada-prestigiou-a-festa-de-ano-novo-2018-do-bunkyo-df-brasilia-df600x315
Presidente do Bunkyo Tatsuo Matsunaga e o Embaixador Akira Yamada Foto: Bunkyo-DF

É tradição da comunidade japonesa reunir-se no primeiro dia do ano novo, uma comemoração chamada “Shinenkai, para desejar um Feliz e Auspicioso Ano, bem como reiterar o apreço à colaboração durante o ano. Uma frase comumente utilizada é “Akemashite omedetogozaimasu, kotoshimo yoroshiku onegaishimasu“, literalmente, agradecimento pelo novo ano/novo começo e este ano espero contar novamente com a sua ajuda.

E o ano de 2018 começou com uma ilustre participação no shinenkai da Sociedade Cultural Nipo-Brasileira de Brasília, conhecido como Bunkyo, foi prestigiada com a presença do Embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada. O embaixador, muito simpático e atencioso, cumprimentou a todos e posou para inúmeras fotos, que podem ser conferidas no Facebook do Bunkyo.

Em sua saudação de Ano Novo, o Embaixador Yamada destacou que em 2018 comemora-se os 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil, e que a relação de amizade e de cooperação entre o Japão e o Brasil, é fruto da confiança semeada e construída pelos imigrantes e descendentes ao longos dos anos.

Links patrocinados

Reitero minhas sinceras reverências aos imigrantes e descendentes pelos esforços despendidos até o presente. Ao mesmo tempo, desejo celebrar este ano memorável junto com todos, fazendo com que seja um ano de desenvolvimentos ainda maiores para as relações nipo-brasileiras“, concluiu o embaixador.

o-embaixador-do-japao-no-brasil-akira-yamada-prestigiou-a-festa-de-ano-novo-2018-do-bunkyo-df-brasilia-df600x256
Foto: Embaixada do Japão

Como é da tradição da cultura japonesa, foi realizado o preparo do “mochi”, conhecido como “mochitsuki” – um processo de socar um arroz mais glutinoso (o “mochigome”) num pilão (chamado de “usu”) com um maço (espécie de marreta que tem o nome de “kine”). Este é um trabalho realizado a duas pessoas (pelo menos), enquanto um deles soca o arroz, o outro vai virando e umedecendo, num processo ritmado, até o mochi alcançar o ponto ideal. Em seguida o mochi é moldado em pequenos pedaços e distribuído aos participantes.

(Fontes, Embaixada do Japão no Brasil e Sociedade Cultural Nipo-Brasileira de Brasília – Bunkyo)

Saiba mais

Sociedade Cultural Nipo-Brasileira de Brasília – Bunkyo

Embaixada do Japão no Brasil [在ブラジル日本国大使館] – Brasília-DF