Menu fechado

Parabéns nikkeis pelos 102 anos no Brasil - 18/06/2010

Compartilhe

Um século atrás o Brasil era um futuro promissor, hoje é lar do maior contingente de japoneses fora do Japão

102 anos

O grande passo da imigração japonesa ao Brasil começou quando o navio Kasato Maru partiu do porto de Kobe, no Japão, em 28 de abril de 1908. Os primeiros 781 imigrantes, de 158 famílias, iniciaram sua empreitada em direção ao desconhecido mundo ocidental chamado "burajiru" (Brasil). Seus sonhos e anseios eram colher ouro com as mãos, enriquecer e voltar à terra natal do sol nascente.

O Kasato Maru aportou em Santos no dia 18 de junho de 1908, após uma viagem de longos 52 dias. Porém, descobriram os imigrantes que longos seriam os árduos anos seguintes, não só pela diferença da língua, dos hábitos e costumes, da culinária, mas, principalmente, por lidarem com atividades e atitudes que não esperavam: trabalho duro e penoso, semi-escravidão, abrir lavouras em matas virgens, doenças tropicais, falta de apoio. O ouro escorreu das mãos como grãos de café, enriquecer era o viver e sobreviver de cada dia e a terra natal ficou apenas na lembrança do sol nascente.

Penoso e cruel foi o destino dos pioneiros e eles foram mais duros e fortes que as adversidades. Superaram as barreiras e infortúnios, ergueram as cabeças e dedicaram-se ao trabalho, preservaram os costumes e tradições, expandiram seus horizontes e cresceram. Cultuaram o respeito, a dedicação ao trabalho e ao próximo, no dia-a-dia demonstraram sua capacidade, honestidade, habilidade, confiabilidade. Um novo passo foi dado e marcou com firmeza o solo e o povo brasileiro. Um solo que os japoneses domaram e ensinaram a cultivar, povos que mutuamente aprenderam respeitar-se e juntos desenvolver como lar.

Ao longo destes 102 anos, lar é o lugar onde se vive e desenvolve. De coração os nikkeis aceitaram o Brasil e tornaram-se parte dela e da história do País. Muito obrigado aos antepassados, pelo esforço, dedicação e ensinamentos. Parabéns!

Roberto Mamoru Matuda
Portal NIPPO Brasília

 

Compartilhe