Recepção Shinnenkai 2020 na Embaixada do Japão – Brasília-DF

Recepção Shinnenkai 2020 na Embaixada do Japão - Brasília-DF

Compartilhe

A Embaixada do Japão celebrou o ano novo de 2020 com a tradicional recepção Shinnenkai e realizou a Cerimônia de Outorga de Condecoração do Outono de 2019, do governo japonês.

Homenageados

Foram três os laureados do governo japonês


Recepção Shinnenkai 2020 na Embaixada do Japão - Brasília-DF
Chiyoko Kuriki - Ordem do Tesouro Sagrado, Raios de Ouro e de Prata
Chiyoko Kuriki – Ordem do Tesouro Sagrado, Raios de Ouro e de Prata

Senhora Chiyoko Kuriki, 71 anos, Brasília-DF

Laureada com a Ordem do Tesouro Sagrado, Raios de Ouro e de Prata

Chiyoko Kuriki é Brasileira naturalizada, foi Ex-funcionária da Embaixada do Japão no Brasil. Desde que ingressou na Embaixada como telefonista (tesouraria) em 1973, trabalhou por cerca de 40 anos contribuindo para a atividade diplomática da Embaixada e para o desenvolvimento da relação entre Brasil-Japão. Exerceu sua função com dignidade nos serviços dos Departamentos de Tesouraria, Protocolo e Economia, apoiando atividades de vários membros da Embaixada, assim como de vários embaixadores sucessivos. Auxiliou os diplomatas e suas famílias na área de saúde e bem-estar acompanhando-os aos médicos e hospitais na época em que a Embaixada não possuía equipe médica e assim dedicou-se em apoiar as atividades da Embaixada.

Recepção Shinnenkai 2020 na Embaixada do Japão - Brasília-DF
Ogib Teixeira de Carvalho Filho - Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro e de Prata
Ogib Teixeira de Carvalho Filho – Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro e de Prata

Senhor Ogib Teixeira de Carvalho Filho,  71 anos,  Brasília-DF

Laureado com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro e de Prata

Ogib Teixeira de Carvalho Filho é Brasileiro, foi Ex-presidente da Associação Brasiliense de Ex-bolsista Brasil-Japão (ABRAEX). Como Presidente da ABRAEX desde 2002, durante 10 anos, fortaleceu a rede de contato dos ex-bolsistas que retornaram ao Brasil. Em 2007, estabeleceu os Encontros Nacionais das Associações de ex-bolsista do Governo Japonês para que pudessem discutir sobre diversos tópicos, compartilhar boas práticas e revitalizar a rede de contato dos ex-bolsistas e entre outros, reunindo as 13 associações de ex-bolsista e de ex-estagiários da JICA espalhados em todo o Brasil. Com a sua experiência vivida no Japão, tem contribuído para a promoção da compreensão mútua entre Japão e Brasil ao longo dos anos, promovendo o estudo no Japão e revigorando a rede de contato dos grupos de ex-bolsistas conhecedores e amadores do Japão.

Recepção Shinnenkai 2020 na Embaixada do Japão - Brasília-DF Jadir Matsuy - Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro e de Prata
Jadir Matsuy – Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro e de Prata. Foto Leonardo Massuda ANBG-GO

Como o embaixador mencionou, o terceiro condecorado recebeu a honraria em Goiânia.

Senhor Jadir Matsuy, 62 anos, Goiânia-GO

Laureado com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro e de Prata

Jadir Matsuy é Brasileiro, Ex-Presidente da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Goiás (ANBG). Atual Presidente do Conselho Deliberativo da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Goiás. Contribuiu para a disseminação da língua japonesa e para a administração da escola de língua japonesa por meio de suas atividades de divulgação e captação de interessados. Dedicou-se para a introdução da cultura japonesa organizando o 1º Festival de Bon Odori da Associação Cultural Nipo Brasileira de Goiás que hoje se tornou um dos maiores eventos culturais do Japão em Goiás. Nesse sentido, contribuiu significativamente para a promoção do intercâmbio cultural e da compreensão mútua entre Japão e Brasil. Além disso, dedicou-se para a aproximação da nova geração à comunidade japonesa por meio da administração e da orientação durante as aulas de futebol infantil destinadas aos descendentes japoneses locais. Tem contribuído para o fortalecimento da relação cooperativa entre as associações japonesas no Brasil e para a melhoria do bem-estar da comunidade japonesa, promovendo o intercâmbio entre os integrantes das associações e organizando eventos como o “jantar da gastronomia japonesa” e eventos esportivos amistosos.

Fotos do evento