Semana Udesc comemoração IMIN 110 anos 2018 – Florianópolis-SC Programação
Voltar para Semana na Udesc Ceart comemoração IMIN 110 anos 2018 – Florianópolis-SC
Programação
Dia 27 – Auditório do Bloco Amarelo
- 19h – Abertura
- Apresentação do Grupo Shimadaiko grupo de Taiko (Tambor japonês)
- Palestra sobre a história do quimono e o quimono na atualidade com a palestrante Chizuru Shimizu (Japão)
- Demonstração de como vestir quimono
- 21h – Desfile de Quimonos
- Encerramento
Exposições – Bloco Amarelo
- Quimonos de Casamento – Irouchikake | Hall do Bloco Amarelo
- Sumiê (técnica de pintura) | Sala Básica 1 do Bloco Amarelo
- Shodô (caligrafia japonesa) | Sala Básica 1 do Bloco Amarelo
- Ukiyoê | Sala Básica 1 do Bloco Amarelo. Cópias impressas de gravuras dos artistas japoneses Hiroshige (1797-1858), Katsushika Hokusai (1760-1849) e Kitagawa Utamaro (1753 – 1806).
Exibições de filmes japoneses
Dia 28 – Auditório do Departamento de Música
- 14h – Haruo Ohara – Direção de Rodrigo Grota, Brasil (2010), ficção, 16min. Sinopse: A vida e a obra do imigrante, agricultor e fotógrafo japonês Haruo Ohara (1909-1999).
- 14h – Sessão Animê – Túmulo dos Vagalumes – Direção de Isao Takahata, Japão (1988), animação/drama, 1h30min. Sinopse: O filme relata a história de dois irmãos, Seita e Setsuko, no período da Segunda Guerra Mundial no Japão.
- 19h – Ervas Flutuantes – Direção de Yasujirô Ozu, Japão (1959), drama, 2h. Sinopse: O longa conta a história de uma companhia ambulante de atores de teatro kabuki, um espetáculo popular japonês, que por causa de um dos seus formadores, chega a uma pequena ilha de pescadores. Foi Komajuro, um ator de meia idade, quem quis aportar ali, para assim se aproximar de um filho que abandonou. Para isso ele começa a frequentar a casa de uma antiga amante, Oyoshi, causando o ciúme da sua mulher Sumiko. Nesse meio tempo, a companhia, cada vez mais sem plateia, começa a falir.
Dia 29 – Auditório do Bloco Amarelo
- 14h – Apresentações de vídeo sobre Butoh –
- 15h – Hanami Cerejeiras em Flor – Direção de Doris Dörrie, Alemanha (2008), drama, 2h. Sinopse: Fascinada pela cultura japonesa, há anos Trudi deseja visitar o Japão durante o Festival das Cerejeiras. Ela e o marido planejam a viagem, mas Trudi morre inesperadamente, e o viúvo, de luto, embarca para o país para realizar o desejo da esposa.
- 19h – Shara – Direção de Naomi Kawase, Japão (2003), drama, 1h40min. Sinopse: Em Nara, durante um festival de verão, Kei Aso desaparece. Cinco anos depois, Shun (Kohei Fukungaga), seu irmão gêmeo, ainda não superou o acontecido. O adolescente tem uma estranha relação com Yu (Yuka Hyyoudo) e duas revelações trazem novas perspectivas ao jovem casal.
Dia 30 – Auditório do Departamento de Música
- 14h – Ran – Direção de Akira Kurosawa, Japão (1985), drama, 2h42m. Sinopse: Hidetora, o grande chefe do clã dos Ichimonjis, anuncia que pretende dividir seus bens entre seus três filhos. A notícia os lança em uma forte disputa, que abala o pai e enfraquece o feudo e o legado da família.
- 19h – Gaijin – Caminhos da Liberdade – Direção de Tizuka Yamasaki, Brasil (1980), drama, 1h52min. Sinopse: Jovem japonesa sai de seu país em busca de uma vida melhor e novas oportunidades de trabalho. Ela vem para o Brasil e começa a trabalhar nas lavouras do café, onde descobre que a exploração é igual em qualquer lugar do mundo.
Saiba mais
Voltar para Semana na Udesc Ceart comemoração IMIN 110 anos 2018 – Florianópolis-SC
Veja os eventos já programados Comemorando os 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil
